quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Usar a internet para poupar nas compras de Natal ....



Existem sites que o podem ajudar a poupar muitos euros na aquisição de prendas de Natal.
Precisamente de hoje a um mês, muitas famílias portuguesas vão estar reunidas para abrir as prendas que o Pai Natal ou o Menino Jesus lhes deixaram no sapatinho. Por essa razão não será de estranhar a correria que se vê em muitos centros comerciais já adornados com a iluminação de Natal. Contudo, perante a crise económica, este ano será muito mais difícil fazer as compras sem olhar a preços. Para além das dificuldades económicas que muitas famílias defrontam devido às situações de desemprego e à subida dos preços de muitos bens, neste Natal vão também ter de contar com um subsídio de férias mais curto. Tendo em conta este aperto no orçamento, será necessária uma ginástica financeira adicional para conseguir comprar os presentes de Natal. Por isso, todas as estratégias que ajudem a poupar alguns euros nas compras são bem-vindas. Neste campo, a internet pode ser um importante aliado. A crescente utilização deste canal pelos consumidores está a levar a que cada vez mais empresas alarguem para o espaço cibernauta as campanhas promocionais que habitualmente realizam nesta altura do ano. Em alguns casos, é possível adquirir produtos com descontos que podem chegar a 70%.
Basta fazer uma ronda por alguns sites de compras para verificar que a época das compras de Natal está aí. Um facto que não é de estranhar, atendendo a que a comunicação e as compras ‘online' assumem um papel cada vez mais relevante nos hábitos de compra dos consumidores, face à sua comodidade. Através da internet, é possível fazer as compras a qualquer hora do dia, seja em casa, no escritório ou noutro local qualquer, com tempo para escolher e, inclusive, comparar os preços das diversas lojas. Apesar disso, em Portugal a utilização da internet para efectuar compras ainda não está muito enraizada. A comprová-lo estão os resultados da edição de 2011 do estudo "Xmas Survey" que a Deloitte realiza todos os anos. Segundo este estudo, apesar de ser um canal crescentemente utilizado para a pesquisa e selecção de opções de presentes, a internet é referida apenas por uma minoria dos consumidores portugueses (menos de 10%) como o canal a utilizar para realizarem as compras de Natal. O grosso das aquisições- 91%- vai continuar a ser feito através dos canais tradicionais, nomeadamente o retalho especializado e a grande distribuição.
No caso português, ainda assim, é entre os mais jovens que a adesão à internet como ferramenta de auxílio nas compras de Natal é notória. Num estudo recente, a Cetelem chegou à conclusão de que 26% dos jovens portugueses consulta a "rede" antes de efectuar as compras de Natal. Independentemente disso, certo é que não faltam apelos ao consumo e às oportunidades de descontos tanto em sites internacionais como nacionais. Por exemplo, o gigante Amazon está a levar a cabo esta semana a "Black Friday Deals Week", em que proporciona descontos em cerca de meia centena de produtos. Uma das lojas ‘online' mais cobiçadas pelos fãs de tecnologia- a da Apple- também está a realizar hoje um dia especial de compras em que oferece descontos em alguns dos seus produtos. O mesmo se passa também com os clientes que escolham o site da Fnac para realizar as compras de Natal ou os dos operadores de telemóveis. Mas existem muitas outras opções.
Além dos descontos que são oferecidos nas compras ‘online', no próprio processo de pesquisa também é possível identificar oportunidades de poupança. Neste campo, os portais comparadores de preços podem ser uma ferramenta muito útil. Estes sites compilam informação dos preços praticados em diferentes lojas para o mesmo produto. Em Portugal, um dos sites que o poderá ajudar a fazer essa lista de presentes é o Kuantokusta (www.kuantokusta.pt). Para o exemplo de uma máquina fotográfica Canon EOS 7D, este site encontra lojas a praticarem preços desde 1.225 euros a 1.649 euros, o que permite uma poupança superior a 400 euros. Mas existem muitas mais oportunidades na "rede" que o podem ajudar a poupar. O Diário Económico deixa-lhe alguns exemplos.

18 sites para gastar menos dinheiro nas prendas de Natal
1 - Pequenas lembranças
Para quem pretenda oferecer uma pequena lembrança e não tenha tempo para se deslocar a uma loja, encontra na internet muitos sites que o podem ajudar nessa missão. É o caso, por exemplo, do site www.etsy.com que comercializa objectos feitos à mão como roupa e acessórios, peças de decoração ou brinquedos a partir de preços bastante atractivos. Do mesmo género, também se encontram várias opções em sites portugueses. É o caso do site www.bijuteriacomsignificado.com ou do linewonderland.blogspot.com onde também é possível comprar pequenas prendas como acessórios ou agendas.
2 - Um mundo de opções
A Amazon está, aliás, a realizar esta semana a "Black Friday Deals Week", em que oferece grandes descontos em 500 produtos, sendo hoje o última dia para tirar partido destas promoções. Outra vantagem de adquirir produtos através da loja britânica da Amazon (No site da Amazon (em www.amazon.com.uk) é o facto de em compras de valores superiores a 25 euros não serem cobrados portes para Portugal. Por cá, também a loja ‘online' da Fnac (www.fnac.pt) já está a realizar promoções de Natal. Os descontos nos livros podem chegar a 40%. Também na loja ‘online', hoje e amanhã, decorrem ainda os dias do aderente Fnac em que são dados descontos de 10% em todos os produtos.
3 - Campanhas de telemóveis
Tendo em conta que os portugueses são grandes fãs de telemóveis não é de estranhar que este tipo de equipamentos lidere o ‘ranking' de intenções de compra de muitos consumidores este Natal. A pensar nestes clientes, as operadoras têm várias campanhas promocionais a decorrer nos seus sites. TMN, Vodafone e a Optimus dão vantagens a quem compre um telemóvel através do site. A TMN, na sua campanha de Natal dá descontos de 10 euros em alguns equipamentos. A Vodafone também oferece um desconto de 15 euros na aquisição de vários telemóveis com preço acima de 69,9 euros. Para além disso, várias empresas têm ainda um dia da semana em que dão descontos especiais.
4 - Para amantes da tecnologia
A melhor surpresa que se pode fazer no Natal a um adepto da tecnologia é deixar-lhe no sapatinho um ‘gadget'. A pensar nestes potenciais clientes, a loja virtual da Apple (http://store.apple.com/pt) realiza hoje um dia especial de compras em que oferece preços especiais em alguns produtos bem como a ausência de custos de envio. Outro site onde também pode encontrar alguns preços de oportunidades em produtos electrónicos é a loja ‘online' pixmania.com. Aí pode encontrar produtos em que os descontos podem chegar, em alguns casos, a 70%. Até ao final deste mês, a Pixmania está ainda a fazer entregas gratuitas a quem adquira alguns dos produtos disponíveis no site.
5 - Descontos em grande
Ao pesquisar no google com a palavra "descontos", sem surpresa, os primeiros resultados são inundados por nomes de sites de compras colectivas. Nestes sites conseguem-se, de facto, descontos que podem chegar a 90% em actividades de lazer como hotéis, restaurantes, espectáculos, ‘spas', serviços de beleza ou mesmo em lojas de roupa. O desconto é obtido após um número mínimo de pessoas ter realizado a compra ‘online', funcionando com base no conceito de economias de escala. Se esse número mínimo de pessoas não for atingido a operação não se concretiza. Entre os sites mais conhecidos a oferecer este tipo de serviço incluem-se: www.groupon.pt, www.letsbonus.com, www.goodlife.com ou www.cardume.pt.
6 - Comparar preços
Os sites comparadores de preços podem ser uma preciosa ajuda nas compras de Natal já que permitem identificar as lojas ‘online' que praticam os preços mais baixos para um mesmo produto. O www.kuantokusta.pt é um dos comparadores de preços mais utilizados em Portugal. Neste site está disponível informação sobre os preços praticados em artigos com características muito diferentes: informática, telemóveis, televisores, equipamento de imagem e som, DVD e vídeo, Hi-Fi ou leitores de mp3. O www.precos.com.pt é outro comparador de preços em português. Mas o mesmo tipo de exercício pode ser feito a nível internacional através de portais como www.pricegrabber.com ou www.shop.com.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Descobre mais formas de ganhar dinheiro na Internet em http://eurosnanet.webs.com :)

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More