quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pensa no futuro???



Desde que eu me conheço, estou sempre pensando no futuro. Quando tinha 5 anos pensava em como seria ter 10 e ter várias matérias na escola. Depois, aos 15, imaginava em como seria bom já ter 18 anos e poder conduzir. Aos 20 anos pensava em como seria magnifico ter várias responsabilidades no trabalho. Vou parar de falar sobre idades e sonhos. Mas, hoje, uma coisa que me preocupa – e acho que a vocês também – é como vamos viver no futuro, depois que pararmos de trabalhar. A resposta óbvia é que temos de ter um plano de previdência e mais uma reserva financeira. Ok, mas será que esse dinheiro será suficiente?
Na semana passada, houve uma palestra sobre pós-carreira com profissionais que já trabalharam numa editora. O objetivo era fazer com que os outros funcionários pensassem sobre o futuro. Um conhecido jornalista que já está aposentado contou sua experiência. Ele disse que quando começou a fazer as primeiras simulações de quanto receberia do plano de previdência depois da reforma entrou em estado de choque. “Era uma miséria”, disse. Ele, que já tinha mais de 40 anos na época, começou a repensar seus investimentos e a fazer depósitos de mais de 50% do valor do seu salário líquido. Hoje, aos 65 anos, ele mora em Barcelona, na Espanha, vive bem e faz contribuições esporádicas para blogs.
Ok, deu certo. Mas depositar mais de 50% do salário em um plano para aposentadoria não é uma tarefa nada fácil. O melhor mesmo é começar a poupar cedo e manter a regularidade nas aplicações financeiras. Depois dessa palestra, eu revi meus investimentos. E você, o que tem feito para planear o seu futuro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More