terça-feira, 6 de março de 2012

Aproveitar a energia solar ...


Em plena época de crise torna-se muito importante encontrar as melhores formas de poupar dinheiro. Hoje vamos abordar uma forma alternativa de poupar dinheiro na factura da electricidade, utilizando as energias alternativas, como é o caso da energia solar, ou seja, a energia vinda do sol.
Por ser uma fonte renovável (e limpa) de energia, é mais barata do que a generalidade das energias não renováveis, permitindo-nos poupar muito dinheiro. Aliás, de forma directa ou indirecta, todas as fontes de energia do nosso planeta têm origem no nosso astro rei.

Energia solar para secar a roupa

Usar a energia do sol para secar a roupa já era o que as nossas avós faziam (e a suas avós, e por aí fora…). Por isso, evite usar a máquina de secar roupa, uma vez que assim poderá poupar muito dinheiro na factura da electricidade. A energia do sol é gratuita e com um pouco de vento estarão reunidas as condições perfeitas para poder secar a sua roupa em pouco tempo e sem gastar dinheiro.

Painéis solares

Uma das melhores formas de utilizar a energia solar em nossa casa é através do uso de um painel solar, utilizando a energia solar para gerar electricidade para o funcionamento de todos os equipamentos que necessitam de energia eléctrica. No entanto, não precisa de comprar um painel solar tão potente se necessitar apenas de aquecer a água que usa em determinadas zonas da sua casa, ou apenas para iluminar as zonas exteriores, como jardins ou corredores.
Hoje em dia já pode ganhar dinheiro se conseguir produzir energia para vender à rede pública. Tenha atenção ao facto dos painéis solares apenas perderem cerca de 10% da sua capacidade ao fim de 20 anos, pelo que poderá ser um bom investimento.

Energia solar na iluminação

Temos a felicidade de morar num país com muitas horas de sol, pelo que é lógico usar a luz solar na iluminação da nossa casa, podendo assim poupar muito dinheiro nos gastos com a electricidade. Tente aproveitar ao máximo as horas de sol durante o dia para iluminar o interior da sua casa sem ter de recorrer à iluminação artificial.

Fornos a energia solar

A energia que recebemos do sol é tão forte que é possível usar o seu calor para cozinhar. Já terá talvez visto na televisão alguém a cozinhar num forno a energia solar e é mesmo possível fazer isso. Ter um equipamento que permita usar a energia do sol para cozinhar irá permitir cozer vegetais, arroz ou até mesmo fazer cozinhados como bolos, batatas e assados.
É possível fazer em casa um forno solar com caixas e papel de alumínio para reter o calor e concentrar a energia num ponto central que irá funcionar como forno. Já existem inclusivamente fornos a energia solar à venda no mercado, se não tiver muito jeito para a bricolagem. Basta retirar da caixa e começar a cozinhar. Estes fornos têm ainda a vantagem de serem portáteis, o que o torna num bom companheiro para viagens, piqueniques ou acampamentos.
Cozinhar fora de casa tem ainda alguns efeitos indirectos que podem fazer baixar a factura da electricidade, pois não está a gerar calor e humidade dentro de casa, não necessitando por isso de ter custos com arrefecimento (ar condicionado).
Se pretender construir um forno a energia solar pode encontrar vários planos e vídeos na Internet que explicam todos os passos para concretizar essa tarefa. Se tiver filhos, pode mesmo passar uma tarde divertida com eles, ensinando-os a construir esse objecto prático e económico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More