quinta-feira, 5 de abril de 2012

Comprar made in Portugal


Quando compro algo, como qualquer um de nós, obviamente são variadas as razões para escolher entre mais que um produto. Um dos factores que analiso, quando o factor qualidade ou preço são muito semelhantes, é o da origem do produto. Tento sempre comprar produtos nacionais, ou próximos, segundo uma hierarquia que incorpora outros factores, como por exemplo o impacto que o transporte dos produtos tem, nomeadamente, no Meio Ambiente. É por isso que nunca compro alho produzido na China, ou vinho do Chile, e prefiro as batatas portuguesas às francesas!
Se não for clara a identificação de que um produto é produzido em Portugal, a forma normalmente mais rápida de percepcionar se o produto é português, é verificar se o código de barras começa por 560, como é o caso do código de barras acima. Embora não sendo uma garantia absoluta de que é um produto português, dado que a empresa que distribui o produto até pode incorporar pouco valor acrescentado em território nacional, a verdade é que será melhor que o de um produto equivalente doutro país…
Fica assim o desafio aos leitores do Fazer Euros na Net: da próxima vez que forem às compras, prefiram produtos nacionais, desde que obviamente competitivos em termos de qualidade e preço. Ou então um país próximo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More