quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tenho menos espaço no computador! E agora?


Recentemente comprei um MacBook Pro Retina e, com isso, deixei de ter um HD do tipo “HDD“, para ter um do tipo “SSD“. Confesso que inicialmente tinha minhas restrições quanto a esta mudança. Não sabia, assim como muitos de vocês, o que isso significaria. Somente sabia que iria gastar mais dinheiro e ter menos espaço disponível. Como seria essa migração? Para entender como isso aconteceu vou descrever um pouco o que eu tinha e o que eu tenho hoje. E principalmente, darei algumas dicas para que você possa também tomar essa decisão. Para começar é importante entender as diferenças. Vamos lá!

O que é HDD e o que é SSD?

Muito resumidamente: são tecnologias diferentes de armazenamento de dados. O HDD escreve e lê dados através de um disco rígido e possui uma agulha móvel para isso, logo utiliza mais energia para sua tarefa. Além disso, como precisa achar os dados em um local específico do disco é uma tecnologia com menor velocidade. Enquanto isso o SSD, funciona através da leitura e escrita de dados em um “chip” como um cartão de memória de uma máquina digital ou iPod, por exemplo. Possui acesso direto ao dado a partir de qualquer lugar do disco, bem como não possui partes móveis (como a agulha do HDD) e por isso utiliza menos energia e tem muito mais velocidade. Há entretanto um revés: tem um número “limitado” de ciclos de escrita: entre 1 e 5 milhões.
Eu sempre fui meio gamer e um aficionado por manter todos os arquivos que volta e meia eu use, mesmo que nem sempre sejam de fato importantes para minha vida, ou que precisem estar sempre a mão. No meu último desktop eu tinha pouco mais de 300 GB disponíveis e com a compra do meu primeiro MacBook Pro isso se expandiu para 500 GB. Mas agora eu estava pensando em migrar para um novo MacBook onde eu teria “apenas” 256 GB disponíveis.
Como vocês bem podem imaginar isso se tornara uma grande dúvida, mas eu estava decidido a trocar meu MacBook Pro por um MacBook Pro Retina e sem pensar muito decidi encomendar. “– Quando chegar eu me preocupo com isso”, eu pensava. E chegou o momento. O MacBook chegou e agora, admito, estou quebrando a cabeça para achar onde guardar tanta coisa!
Seguem três dicas do que eu fiz para me adaptar com menos espaço:

1 – O que eu realmente preciso no dia-a-dia?

Faça essa pergunta e pense muitas vezes se realmente você usa tudo que você tem hoje no seu computador. Muitas vezes quando temos muito espaço disponível, nos esquecemos de deletar coisas inúteis ou coisas que há muito tempo não utilizamos mais. Como exemplo posso citar alguns aplicativos que você baixou pra testar, vídeos, fotos ou até músicas. Nossos gostos mudam conforme passa o tempo. Coisas que gostávamos de fazer, ver ou usar, deixam de ser interessantes. Esse é o momento para você rever alguns conceitos e apagar algumas dessas coisas, praticar o desapego! Assim você economizará espaço no seu computador.

2 – Você tem um HD externo?

Caso a resposta seja sim, aí está uma ótima oportunidade para você intensificar o seu uso. E deixar de usá-lo somente como um disco para transferir arquivos ou de backup. Muitas vezes investimos num acessório assim para ter cópias de segurança de nossos arquivos, mas esquecemos que eles também podem ser ótimos aliados para manter arquivos que nem sempre precisamos ter todo o tempo em nosso computador. Afinal, hoje em dia, basta plugar o HD externo no seu computador e o arquivo já está disponível para ser usado. E com a tecnologia Thunderbolt a taxa de transferência de dados está extremamente rápida, cerca de 10x a velocidade das antigas taxas de transferências. Todos os computadores atuais da Apple já vem com portas Thunderbolt, no caso do Macbook Retina, temos 2. Caso ainda não tenha, agora que você tem menos espaço mas quer continuar guardando muitos arquivos, essa é uma boa saída. No mercado temos vários produtos de qualidade e com grandes capacidades, sem ocupar muito espaço e pesar muito na sua mochila. Vale a pena!

3 – Arquivos na nuvem!

Sim! Já temos muitos serviços que oferecem com qualidade a oportunidade de termos muitos arquivos guardados na nuvem, isso é, na internet. A própria Apple faz isso através do iCloud com muita propriedade e qualidade. Além deste serviço temos também o DropboxSugarSyncSkydrive da Microsoft, Google Drive e o 4shared por exemplo. Alguns oferecem mais espaço e outros menos. Mas todos oferecem oportunidades de planos pagos onde os preços ainda são médios e não pensam no público brasileiro, mas tem ótima compensação no espaço fornecido. Outros como o Dropbox, além de oferecer o plano pago tem a opção de através de indicações você ganhar mais espaço no plano grátis, nesse caso, aumentar dos 2 GB já oferecidos para mais de 16 GB! Vale a pena pensar também nessa possibilidade. Muitas vezes temos arquivos que precisamos ter o tempo todo conosco, até mesmo em momentos que não teremos disponível o computador, e através destes serviços podemos facilmente acessá-los através de smartphones e tablets.
—~—
O SSD em pouco mais de 7 dias já me conquistou, é de fato uma tecnologia que trás consigo muitos benefícios, a velocidade é o principal. Como eu tenho um hobby de editar vídeos, assim que pude já encomendei um HD externo novo. Eu tinha um de 320 GB e estou juntando a ele um de 1 TB. Assim poderei também brincar com edições e deixar alguns jogos extras por ali instalados, ou entulhar mais e mais coisas como eu havia feito no MacBook Pro. Acho que todos que tem a oportunidade de usar o SSD devem tentar, afinal é MUITO rápido! Mesmo! Boa sorte a todos e muita muita paciência na hora de escolher o que guardar e o que pode ser descartado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More