quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dicas úteis para quem vai mudar de casa

Mudar de casa nunca foi uma tarefa fácil. Ou por que a razão pela qual mudamos não é a melhor, ou por que temos de encontrar a casa certa e ao preço justo, ou até por que empacotar tudo e carregar não é a tarefa mais agradável a que nos podemos submeter.
Há quatro “sintomas” que temos de enfrentar e superar, sempre que vamos mudar de casa, e elas são:

Tensão pré-mudança

Encontre uma transportadora com uma boa relação preço-serviço. Procure saber se embalam e transportam as coisas frágeis. Informe-se de como será cobrado o serviço – se será por hora, por viagem ou por distância. Tente que lhe façam um orçamento por escrito. Se tiver bons amigos, com carrinhas ou carros à disposição, passe este passo à frente!
Avalie a sua nova casa e procure saber em que horários pode fazer mais barulho, já que não vai querer começar uma má relação com os vizinhos!
Ligue para as companhias de água, luz, telefone, tv, internet e peça a transferência dos serviços atempadamente, para conseguir ter tudo a funcionar a tempo e horas.

Como se preparar para as mudanças

Passe pelo supermercado da zona e tente conseguir umas caixas de cartão, de forma a conseguir armazenar tudo o que precisa de empacotar.
Compre fita adesiva larga. Vai precisar de bastante, para que chegue tudo inteiro ao seu novo lar.
Escrever nas caixas também ajuda na arrumação posterior.
Comece a empacotar as coisas grandes e espaçosas e agrupe as coisas semelhantes, já que assim é mais fácil de arrumar e distribuir pelas zonas da nova casa.
Se tiver louças, copos, perfumes e coisas frágeis, embrulhe-as em papel protector ou jornais, por exemplo.
Não tentar colocar tudo ao mesmo tempo dentro das caixas. Seja paciente e arrume tudo bem para não ter surpresas desagradáveis quando chegar ao seu destino.

Estamos prontos, a mudança vai começar!

Acorde cedo e faça tudo o que não conseguiu fazer no dia anterior. Arrume os objectos de higiene pessoal, as últimas roupas de cama, guarde o computador.
Quando chegar a transportadora (ou o transporte dos amigos) tenha tudo pronto para a carregar. A tarefa será mais fácil e rápida.
Leve primeiro os móveis e as coisas grandes. Assim, quando chegar pode logo colocar os móveis e afins nos seus sitios e depois, quando chegarem as coisas mais pequenas, é só organizar.
Se conseguir ter mais pessoas a ajudar, divida as equipas. Duas pessoas na casa velha a carregar e outras duas na casa nova a descarregar e a arrumar. É ajuda suficiente para conseguir fazer todas as mudanças num só dia.

mudar de casa, mudanças, transporte

Tudo descarregado, e agora?

Depois de trazer tudo para o seu novo lar, é tempo de organizar. Comece por uma divisão (casa de banho, por exemplo) e vá arrumando por divisões. Desta forma as coisas não se misturam e fica tudo mais fácil.
Se achar que não tem tempo (nem vontade) para fazer tudo num dia, comece por arrumar o quarto, pois com certeza que quererá ter uma noite descansada e depois a casa de banho, para conseguir um belo banho e dormir até ao dia seguinte.
Pague umas bebidas aos seus amigos. Com certeza que levantará a moral do cansaço e terão um tempinho para descontraírem e conversarem. O ânimo para arrumar será outro.
Se o cansaço for muito, pare. Amanhã é outro dia e não vale a pena estar a testar o limite do cansaço. É um trabalho cansativo e ninguém o aguenta por muito tempo. Descanse.

O dia a seguir às mudanças

No dia a seguir à mudança, vai acordar como se tivesse corrido a maratona. Levante-se, tome um duche, tome um bom pequeno-almoço e volte para as arrumações com um bom espírito e tudo acabará depressa.
Dia de furar paredes, arrumar tudo, fazer as limpezas finais. Confira os horários do prédio, não vai querer inimigos na primeira semana.
Arrume tudo, ponha-se confortável e desfrute do seu novo lar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More