O novo produto consiste num dispositivo que faz a leitura do consumo de energia dos vários equipamentos, e dos lares no geral, convertendo em megawatts e euros e fazendo o comparativo com o tarifário em utilização e as alternativas de tarifário de electricidade (como a tarifa bi-horária, por exemplo).
Este novo serviço, ligado ao router Meo, permite optimizar o consumo, gerando poupanças entre 20% a 40%, segundo as estimativas da PT, com base em dados de utilizadores piloto. O Meo Energy tem um custo de 89 euros, a que acresce 25 euros para a instalação caso o cliente queira requisitar este serviço. A PT prevê, contudo, que o preço venha a baixar.
A gestão dos consumos, visualização das médias e comparação de tarifários pode ser feita através do Meo Interactivo, na televisão dos clientes. Lançado em parceria com a ISA, o serviço permite acompanhar , num registo diário, semanal, mensal e anual o que é já consumiu (em euros, KWh e CO2).
Pedro Leitão, administrador da PT, defendeu que o investimento no equipamento poderá ser compensado "em cerca de sete ou oito meses", tendo em conta a poupança conseguida.
O próximo passo, admitiu este responsável, será a monitorização dos consumos através das tomadas das casas, para um controlo mais aproximado dos gastos. Esta modernização deverá ser lançada dentro de um trimestre.
Fonte: Diário Económico
2 comentários:
Mais publicidade enganosa do MEO. Isto não poupa 0.01€ de energia. A EDP instala gratuitamente um contador bi-horário que permite o custo real e sem complicações de qual o melhor tarifário.
Realmente também tenho dúvidas que este sistema tenha uma poupança real no bolso dos portugueses .... vamos aguardar para ver os resultados. Obrigado pelo comentário.
Enviar um comentário