sexta-feira, 6 de julho de 2012

Economizar com a regra dos 3P

Dicas para economizar dinheiro

Você é daquele tipo de pessoa que sai para comprar uma coisa e acaba levando várias outras? Ou daquele tipo de pessoa que gosta de olhar vitrines e acaba levando produtos que não estavam no planejamento?
Todo mundo conhece alguém que trocou o celular, mas nem sabe utilizar todas as suas funções. Isso se chama compra por impulso. Muitas empresas estão preparadas para despertar o impulso compulsivo de compra dos clientes. Um grande exemplo desse tipo de artimanha são os sites de compras coletivas. Uma ou outra oferta são interessantes, mas em sua maioria a pessoa nunca sentiu necessidades reais de consumir. Com isso, no fim do mês acaba sobrando menos dinheiro na conta (muitas vezes falta dinheiro!).
Para estas pessoas que nem sempre conseguem se controlar, proponho que utilizem o sistema 3P.
Este sistema consiste na pessoa fazer três perguntas básicas antes de tomar a decisão de comprar algo. O produto só poderá ser adquirido se ele passar pelas três perguntas. Para facilitar a memorização, todas elas começam com a letra P:




Preciso deste produto?
Você realmente tem necessidade de adquirir este produto ou serviço? Seu celular está velho, mas você precisa mesmo daquele tablet que a loja está oferecendo com desconto? Sua TV a cabo tem 30 canais. Há necessidade de adquirir um pacote maior? A loja de roupas está em liquidação. Você realmente precisa comprar isto tudo de roupas?
Não há uma resposta certa ou errada. A resposta dependerá da necessidade de cada um.
Se você disse “Sim. Eu realmente tenho necessidade de adquirir este produto!”, então poderá passar para a pergunta seguinte.

Possuo condições para comprar?
Se a pessoa não tem dinheiro, o melhor a se fazer é não comprar e esperar outra oportunidade. Faça o possível para pagar o produto à vista. Se você precisa “adquirir” o cartão de crédito da loja para comprar a bolsa, significa que suas finanças não estão organizadas. Outro sinal de que as coisas não estão indo bem é quando o salário acaba na metade do mês e você começa a pagar tudo pelo cartão de crédito, rolando a dívida. Tenha cuidado.
Caso seja de grande valor, o parcelamento do produto tem que caber com folga na renda. Ao parcelar uma geladeira, verifique se você terá plenas condições de pagar integralmente as parcelas do cartão de crédito (pagar o mínimo do cartão é suicídio).
Para grandes compras, será necessário colocar na ponta do lápis se você terá condições de sustentar o produto. Não adianta financiar um carro e esquecer que ele consome combustível, que necessita de limpeza e manutenção constante, que há o IPVA anualmente, e que pode ser uma boa ideia colocá-lo no seguro. Se você não tem certeza de que conseguirá bancar tudo isso, não compre.
Se você disse “Sim. Tenho certeza de que possuo condições para comprar!”, poderá prosseguir para a pergunta final.

Posso deixar para comprar amanhã?
Você realmente precisa do produto e tem condições de pagar, mas a compra tem que ser hoje mesmo? Seu tênis está velho e você quer comprar um novo. A troca tem que ser hoje? Aquele seu computador está lento, mas que tal fazer uma limpeza e deixar para comprar o novo computador amanhã? Você quer casar no papel e precisa desembolsar uma grana no cartório para regularizar a situação. Mas você já está tanto tempo com a pessoa. Precisa de tanta pressa assim? Pode deixar para amanhã?
Este é um dos poucos casos em que a procrastinação pode ser sua aliada. O lema invertido “deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” é um dos raros momentos em que poderá te ajudar a economizar.
Mas se você disser “Não. Não suporto mais. Preciso comprar hoje.”, o produto poderá finalmente ser adquirido.

Lembre-se disso: o sistema 3P é apenas uma ferramenta que poderá te auxiliar a diminuir as compras por impulso. Mas a decisão é sua.
Para uma pessoa que não consegue se controlar e se disciplinar, não há sistema ou metodologia que a conserte. Para os descontrolados, o sistema 3P poderá surtir um efeito contrário para que a pessoa compre sem culpa. A situação poderia ser mais ou menos assim:

Preciso deste produto?
“Precisar realmente não preciso. Mas estou com vergonha do meu que está velho. Todo mundo tem um desses e não posso ficar de fora. Além disso, trabalho tanto e preciso me premiar de vez em quando, não?”

Possuo condições para comprar?
“Não estou com o dinheiro aqui em mãos, mas a loja está fazendo liquidação! Não posso perder este desconto. Acho que mesmo assim valerá a pena pegar um pouco do cheque especial. Mas juro que é só desta vez.”

Posso deixar para comprar amanhã?
“Poder eu posso, mas.....estou na frente da loja! É melhor comprar logo, né?”

Ao responder o sistema 3P, seja sincero consigo mesmo. Apesar de possui perguntas simples, o 3P poderá te auxiliar a diminuir sensivelmente as compras desnecessárias. Mas independentemente do sistema ou método utilizado, a decisão final será sua.

Não deixe de comentar sobre o sistema 3P ou deixe sua dica sobre formas de diminuir as compras por impulso. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Sigo isso ha muito tempo e posso garantir que faz uma boa diferença no orçamento. Parabéns pelo post!

Além dos 3P faço a seguinte pergunta em cada um... "TEM CERTEZA QUE SIM??"

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More