quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quer economizar na construção da casa - 10 etapas a seguir


Depois de muito planeamento, desenhos e adequação do terreno da construção, chega o momento de “colocar a mão na massa”. É a partir daí que a obra começa a criar vida, mas pelo facto de poucos saberem exatamente por onde começar ou o que fazer em cada etapa, é onde começam a surgir as principais dúvidas. Para facilitar o início da sua obra, enumeramos as 10 etapas de uma construção:

1. Implantação da casa – antes de tudo, é necessário começar o trabalho nivelando e construindo uma marcação no terreno. Esta etapa é muito importante para garantir que as paredes sejam erguidas na posição correta.

2. Fundação – toda obra precisa de uma fundação para apoiar a construção no terreno. Dependendo da homogeneidade e da resistência do solo do local, será necessário construir também suportes de terra e vigas de fundação, em função do tipo de solo.

3. Nivelamento – o nivelamento é essencial para qualquer tipo de fundação. Caso necessário, faça uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta. Não se esqueça de fazer a impermeabilização para evitar que a humidade “suba” pelas paredes de sua casa. É importante criar uma proteção a longo prazo para a construção já começando por esse momento.

4. Paredes – nesta etapa chega a hora de subir as paredes da construção. Primeiro faça as paredes do perímetro da casa e, depois, as internas. Use betão ou tijolos e não esqueça de começar sempre pelos cantos.

5. Canos e ligações – assim que terminada a alvenaria, é necessário contratar um canalizador e um eletricista para saber sobre a instalação das tubagens. É importante contar com essa ajuda no início da construção para que não ocorram desperdícios depois.

6. Laje de cobertura – nem toda casa tem laje de cobertura, mas ela aumenta não só o valor, mas também seu conforto e segurança. Não se esqueça de impermeabilizar a laje, pois a água da chuva que se infiltra pelos telhados pode produzir humidade e estragar os móveis.

7. Telhado – para o telhado, o primeiro passo é a construção das empenas. Eles serão responsáveis pela inclinação do telhado. Se a casa não tiver laje, as paredes devem ser construídas criando essa inclinação. Esquadrias – neste momento, chega a hora de preparar o lugar onde ficarão os batentes das portas e das janelas. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Não se esqueça de deixar espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. Para instalar as portas, é recomendado pedir ajuda de um carpinteiro.

8. Revestimento – agora que a obra já ganhou forma, o importante é se preocupar com o revestimento para iniciar o acabamento da construção. Este é o momento de impermeabilizar as paredes exteriores e interiores. Assim, sua construção fica muito mais segura.

9. Piso – antes de fazer o piso, coloque os tubos de esgoto para as áreas como a cozinha e casa de banho. Se a fundação permitir, o contrapiso já está pronto e os tubos já devem estar colocados. Se não for deste tipo de fundação, após a colocação dos tubos, crie o contrapiso. Por cima dele, já podem ser acrescentados os ladrilhos, tacos ou cerâmicas de sua preferência.
Depois desses passos, a sua obra já estará quase finalizada, faltando apenas alguns detalhes. Acrescente as instalações e já pode dar início à pintura. Lembre-se de sempre contratar um serviço especializado para a construção e de utilizar produtos fabricados de acordo com as Normas Técnicas para maior segurança da construção.

Agora ficou mais fácil começar? Então “mãos a obra” e dê os primeiros passos para a sua construção!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More