quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gerir orçamento familiar



Gerir um orçamento familiar pode ser difícil se não se der prioridade à organização. Facilmente podemos deixar fugir a situação de controlo, o que nos pode colocar numa situação financeira complicada e que pode levar meses a ser corrigida. Aqui ficam algumas sugestões para controlar o seu orçamento familiar e controlar as suas finanças pessoais.

Opte pela simplicidade

Um simples bloco de notas para fazer os cálculos e armazenas informação sobre as suas despesas mensais é mais que suficiente. Compre também um dossier para guardar as suas facturas por ordem, para que seja fácil consultá-las sempre que necessário. Se trabalha facilmente com o Excel, também é uma boa opção para guardar estes dados.

Defina um objectivo do seu orçamento familiar

Seja qual for o seu objectivo mais próximo (comprar casa ou carro, uma remodelação ou uma viagem), a força de vontade e a disciplina são fundamentais para seguir um orçamento rígido. Controlar as suas finanças pessoais é a chave para qualquer compra de valor mais elevado.

Separe as suas despesas fixas das restantes

Tente obter um valor exacto correspondente às suas despesas fixas mensais (renda, contas de água, luz, etc., seguros, empréstimos) para saber quanto lhe sobra mensalmente para guardar para outros projectos. Números arredondados geram por vezes resultados incorrectos que podem prejudicar mais tarde.

Defina mini-orçamentos para as despesas não-fixas

Guarde facturas e talões de compras e tente calcular o mais precisamente possível quanto gasta em roupa, refeições, entretenimento, etc. mensalmente. Depois defina um mini-orçamento para cada uma destas despesas e nunca o ultrapasse. Este é um ponto-chave para o controlo das suas finanças pessoais.

Evite prestações e dívidas de crédito

Se possível compre aparelhos mais caros a pronto, pois os juros mensais na maioria das lojas podem desequilibrar qualquer orçamento familiar. Se usa cartão de crédito é também muito importante não deixar acumular dívidas.

Tente alterar datas de pagamento

Muitas empresas que cobram quantias mensais permitem que seja você a escolher em que dia do mês prefere que lhe seja debitado o dinheiro da conta. Tente coordenar estas datas com a data em que costuma receber o ordenado para evitar surpresas desagradáveis.
Controlar as finanças pessoais e construir um orçamento familiar sólido e que prepare a sua família para situações imprevistas é difícil e requer esforço, mas é fundamental para que viva com tranquilidade financeira.

Tenha uma almofada de segurança

Quando calcular as despesas mensais em contas de água, electricidade e telefone, aponte sempre para os valores mais altos que costuma pagar e utilize-os como média. Desta forma nunca vai ser apanhada de surpresa e o seu orçamento familiar nunca vai sofrer rombos inesperados. Deve também criar uma categoria nas suas poupanças para imprevistos, normalmente relacionados com questões de saúde.

Procure pagar em dinheiro

Estudos mostram que pagar compras com dinheiro em vez de cartão faz com que as pessoas gastem menos dinheiro. Isto porque ver o dinheiro directamente em vez de algarismos num monitor é diferente a nível psicológico e evita precipitações durante as compras.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More