sexta-feira, 16 de março de 2012

Comprar arte - Um bom negócio?



Para muitas pessoas, a arte é uma paixão, mas nem sempre o conhecimento, ou falta dele, faz com que o medo de errar impeça a compra de algumas peças de arte que gostariam de ter presentes na vossa vida. Ficam aqui algumas dicas para se iniciarem no mundo da arte.

O primeiro passo

Idealmente devem começar a frequentar galerias de arte onde existem selecções de artistas muito bem-feitas, e onde os avaliadores de arte poderão ajudá-los a ter uma ideia do que se passa na cena actual, bem como ajudá-los a começarem a perceber qual o tipo de arte que apreciam.
Não devem ir apenas uma vez a uma galeria, se gostaram, voltem a visitá-la, não se sintam intimidados por entrarem mais do que uma vez numa galeria, saibam que um bom comprador de arte visita inúmeras vezes uma galeria antes de decidir comprar alguma obra. Desta forma cultivarão o vosso gosto e começarão a perceber se uma peça vos começa a interessar.

Comprar uma peça pelo valor certo

Antes de comprarem uma peça por impulso, é necessário fazerem pesquisa acerca da mesma. Devem pesquisá-la no portfólio do artista, em livros, na Internet, e os valores a que essa peça ou semelhantes tem vindo a ser transaccionada.

Uma peça para manter a longo prazo

É necessário treinar o olhar, antes de começarem a comprar arte. Convém saberem bem qual o vosso gosto em arte, para não comprarem uma peça que no futuro ficarão fartos dela ou desvalorize. No entanto se comprarem uma peça de grande qualidade e de acordo com os vossos gostos, certamente que se sentirão mais realizados e caso exista necessidade existirá sempre uma hipótese viável de a venderem.

Comprar num leilão

Um leilão de arte é bom para encontrar peças que já não estão disponíveis nas galerias, e com sorte poderão conseguir um bom negócio. No entanto é necessário fazer pesquisas prévias acerca de um preço razoável para a peça que estão a pensar adquirir pois, no calor do momento, poderão oferecer um valor acima do desejado.

Comprar numa galeria de arte

Numa galeria de qualidade, comprar uma peça de arte pode ser uma boa opção, pois têm bons profissionais a trabalharem no local, capazes de explicar a peça, e de mostrar todos os detalhes e historial relacionado com a mesma. Uma galeria pode até deixá-los levar a peça de arte para casa para experimentarem se gostam ou não, podendo trocar por outra peça caso o desejem. Uma galeria também é uma boa opção pois é agente de vários artistas o que faz com que seja uma legitima representante.

Edições limitadas

Se uma obra tem uma edição limitada significa que existem um certo número de impressões feitas do trabalho original. Uma edição pode ser limitada a qualquer número de obras. No fundo, da parte de trás da obra de arte, verão os números que dirão qual é o número dessa obra e da edição. Por exemplo 20/30 significa que existe um número limitado de 30 impressões e que essa é a número 20.

Não caiam no erro comum

A maioria dos principiantes quando compram arte tentam logo comprar uma peça de um autor conhecido a um preço baixo. Uma obra que existe em muitas edições poderá não valorizar o que pensam, nem que seja de um autor conhecido. O mais importante é verificar qual o número das edições feitas daquele trabalho, pois uma edição quanto mais limitada maior o seu valor e potencial valorização.

Um bom investimento

Para verificarem se a peça de arte será um bom investimento devem averiguar qual o valor máximo atingido por uma peça do artista em particular. Se notarem que o valor das peças dele tem vindo a aumentar ao longo do tempo, isto é uma boa indicação de que o artista está a valorizar. Peçam também sempre para verem um resumo do artista que indicará onde e quando é que as obras dele foram exibidas, se existem em museus, se foram expostas, se existem em alguma colecção, se já foi publicado e onde...

Conhecer o artista

Quando visitarem as galerias de arte perguntem se poderão conhecer o artista ou quando é que vão existir novas apresentações de trabalhos onde ele esteja presente. Isto porque nada como conhecer o artista pessoalmente para terem uma perspectiva da arte do mesmo.

Qual o melhor tipo de arte para começar?

Para iniciarem este caminho o ideal é começarem pela fotografia, pois existe em inúmera variedade e numa gama de preços muito abrangente. Muitas vezes uma fotografia é impressa em edições muito limitadas, sendo menos onerosa que uma pintura única.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More