sexta-feira, 30 de março de 2012

Devemos utilizar o cruise control?


Uma das discussões acaloradas quando se fala de poupança de combustível, é a de se o cruise-control poupa ou não combustível? De uma forma geral, o cruise-control aumenta o consumo, porque ele é incapaz de perceber o que está acontecendo em termos de trânsito, limitando-se a manter estável uma determinada velocidade. Todavia, quando as estradas são niveladas e o tráfego é reduzido, o incremento de consumo não se fará sentir. Quando o condutor também não faz uma eco-condução eficiente, tem dificuldades em manter uma velocidade estável, ou está constantemente a dar-se conta que vai a uma velocidade muito elevada, deixar o cruise-control a uma velocidade aceitável poderá mesmo ser bastante positivo.
A utilização de cruise-control é particularmente desaconselhável em situações de muito tráfego, dado que tenderá a causar muitas travagens desnecessárias. Também a condução em zonas de subidas e descidas tenderá a causar “confusão” ao sistema de cruise-control, enquanto um condutor com noções de poupança tenderá a fazer uma condução muito mais eficiente.
Estes sistemas estão todavia a melhorar. Alguns já interagem com dados de GPS, o que lhes permite uma melhor gestão das subidas e descidas. Melhorias também estão a ser feitas no âmbito dos sistemas de travagem, que podem até causar acidentes em determinadas condições atmosféricas. No futuro, a combinação destes vários avanços pode até levar a sistemas que maximizem a poupança em termos de condução. Mas até lá, um bom condutor superará sempre o consumo do cruise-control.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More