sexta-feira, 2 de março de 2012

Empresário ou empregado?



O mundo tem mudado muito, principalmente nas últimas décadas. Palavras como fax, videojogos, telecomandos, franchising e a internet passaram a fazer parte do léxico nacional e a vida dos portugueses (e de todo o mundo) deu uma grande volta.
A entrada no mundo de trabalho está cada vez mais dificultada, os anos que se pode trabalhar numa empresa são cada vez menos, os salários em muitos casos podem diminuir e o desemprego há muito que chegou para ficar. Esta crise está a mudar o rumo da carreira profissional de muitos que optam por passar da situação de empregados a donos do seu próprio negócio. E muitas vezes pode mesmo ser a solução. A ideia de passar as melhores horas e dias das nossas vidas na empresa X tornando rico sabe-se lá quem, em competição com colegas de trabalho e com uma gravata a apertar o pescoço é muitas vezes desmoralizante.
Claro que este não é o único caminho. Ser trabalhador independente não será para todos. Muitos simplesmente não gostarão e tem algumas desvantagens também. Por exemplo, é necessário ser muito organizado com o tempo e com o dinheiro. É preciso traçar as suas próprias metas e cumpri-las (e se não as cumprir de que é a culpa?), por vezes o trabalho pode ser solitário e sente-se a falta do cafézinho com os colegas e das conversas.
Tenho amigos a quem apenas a ideia de trabalhar em casa lhes causa calafrios, e tenho amigos a que pela natureza do seu trabalho, sofrem com a administração do seu dinheiro e desejariam um pagamento seguro no final de cada mês.
Pela minha experiência, nenhum caminho é melhor do que outro. Cada caminho é o melhor dependendo de cada um. Por vezes pensamos que seriamos mais felizes e produtivos se fossemos independentes e nos livrássemos do tão odiado chefe, mas na hora da verdade o que acontece é que não se gosta da experiência de trabalhar por conta própria e quer-se regressar a correr para o nosso antigo patrão.
Como saber então o que realmente queremos e onde podemos verdadeiramente desenvolver as nossas capacidades?
Apresento de seguida uma pequeno questionário que poderá ajudar a clarificar esta dúvida:
  • Odeia os seus chefes, ou simplesmente odeia a rotina diária?
  • Queria ter estudado algo diferente do que realmente estudou?
  • Com frequência rouba algum tempo para o seu passatempo favorito?
  • Quando recebe dinheiro, ele desaparece das suas mão sem saber como?
  • Tem constantemente medo de ser despedido ou que encerrem a sua empresa?
  • É organizado com o seu tempo, dentro e fora do trabalho?
  • Gosta de inventar novas coisas, métodos, etc.?
  • Estaria disposto a trabalhar mais do dobro (muitas vezes) para fazer algo de que realmente gosta?
  • Tem poupanças suficientes para deixar de receber durante um ano? E se a resposta é negativa, como o poderá conseguir?
Responda honestamente a esta perguntas. Pense bem e imagine-se em cada uma das situações.
Por último, sugiro fazer uma lista do seguinte:
  • Faça uma lista de todas as coisas de que gosta. Não importa se forem totalmente descabidas. Se gosta de ler ficção ou cultivar uma horta, anote-o. Se gosta de cinema ou de quaisquer outras coisas das quais pensa que “não se pode viver disto”, anote-o.
  • Faça uma lista das coisas de que gosta no trabalho actual (caso esteja empregado, freelance ou empresário, não importa a situação).
  • Faça uma lista das suas habilidades.
  • Faça uma lista das suas metas e médio e longo prazo, tanto no plano financeiro (quanto quer ganhar, quanto quer poupar, comprar casa, etc.) como no plano pessoal (ter um filho, ter outro filho, mudar de cidade, etc.).
Responda a esta perguntas e faça estas listas que lhe irão permitir traçar um mapa das suas prioridades, do que gosta mais e do que pode fazer. E saiba que terá de saber poupar e gastar sabiamente para conseguir atingir as metas traçadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

otima materia!cada um tem seu papel na sociedade seja empresario ou empregado.

www.juninhoblogx.blogspot.com.br
VIDEOS,CINEMA,MATERIAS INTERESSANTES E INTELIGENTES E

ENGRAÇADAS TB. SOMENTE AS COISA MAIS LEGAIS DA WEB PARA

VOCÊ! VOCÊ ENCONTRA NO JUNINHOBLOGX!

Obrigado pelo seu comentário, juninho. Concordo inteiramente consigo.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More