domingo, 4 de março de 2012

O dinheiro é pouco? Economize .....



Como economizar quando o dinheiro é pouco? Esta é o dilema com que muitos se deparam todos os meses. Como posso poupar se tenho menos do que preciso para viver? Bom, temos de começar pelo básico, sendo as primeiras necessidades do ser humano a alimentação, e alojamento e o vestuário. Todas as restantes necessidades foram criadas em função da vida moderna, embora afectem a nossa vida, sobretudo de necessitamos de fazer alguns investimentos de forma a manter as nossas fontes de rendimento.

Como economizar se o dinheiro não dá para todo o mês?

Há alguns anos, a meio de uma grande crise, uma empresa reuniu os seus empregados e disse-lhes que não era possível manter o negócio e que ou teriam de reduzir o pessoal em 30% ou então diminuir os salários em 30%, tendo deixado os funcionários tomar essa decisão. A decisão deles foi pela diminuição do salário.
Isto apenas significa que as pessoas podem adaptar-se a uma redução dos seus rendimentos, comendo menos, fazendo mais sacrifícios, gastando menos ou deixando de sair por uns tempos, procurando outras formas de economizar, pedindo coisas emprestadas ou alugando-as em lugar de as comprar. etc.
No passado se me tivessem feito essa pergunta: Como economizar se o dinheiro não dá para todo o mês? Provavelmente não teria sabido responder convenientemente a esta questão, no entanto, agora tenho algumas ideias que espero possam ser úteis.

Ideias para economizar quando o dinheiro é pouco

  1. Ir poupando uma percentagem do nosso rendimento. Coloque de lado, digamos uns 5% ou 10% de tudo o que ganha e tentar viver com o restante. Tenha sempre em mente que deve “economizar primeiro e gastar depois”.
  2. Economizar a pouco e pouco. Você pode economizar guardando os cêntimos dos trocos, que não sendo grande coisa é sempre algo, por pouco que seja. Esta é uma forma típica de economizar, uma vez que nunca devemos menosprezar o poder dos pequenos esforços feitos de uma forma constante.
  3. Simplesmente administre o seu dinheiro eficientemente. O que quer isto dizer? Podemos dizer que só podemos começar a administrar o nosso dinheiro quando ele sobrar, o que só irá acontecer se fizermos uma administração eficiente dos nossos rendimentos e dos nossos gastos. Faça um orçamento e cumpra-o. Custa um pouco fazer menos gastos do que aquilo a que estamos habituados e há sempre algum gasto imprevisto de que não estávamos à espera, mas devemos tentar sempre cumprir as metas do nosso orçamento, na medida do possível.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Excelente matéria!!! Mesmo talvez já sabendo de algumas dessas dicas vale sempre relembrar...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More