quarta-feira, 11 de abril de 2012

Contadores elétricos - Qual a potência adequada para si?


A forma mais rápida de começar a poupar na conta da electricidade é diminuir a potência do contador. Quanto maior é a potência do contador, mais se paga em termos do valor fixo mensal. A poupança é tipicamente maior que a conseguida através da tarifa bi-horária, mas exige igualmente um planeamento no consumo eléctrico. Se tem, por exemplo, um contrato de 10,35 kVA, e conseguir reduzir para 6,9 kVA, então conseguirá poupar por mês, (15,37-10,44)=4,93 € + IVA! Felizmente, neste momento é possível alterar a potência do contador sem que seja necessário pagar essa alteração. Tal poderá vir a mudar no futuro.

Se o quadro eléctrico de casa vai frequentemente abaixo, então esta não deverá ser uma opção possível. A diminuição da potência contratada significa que não poderá ter consumos elevados em simultâneo. Saber qual é o seu consumo de pico máximo não é tarefa fácil, pelo que a variação da potência contratada poderá ter que resultar de experimentação. Voltaremos a este assunto brevemente.

O segredo é programar os consumos elevados de uma forma não simultânea. Ou seja, consumos como fornos eléctricos, ferros de passar a ferro, chaleiras, máquinas de lavar loiça, aquecedores eléctricos, etc., não deverão ser ligados em simultâneo. Com a adopção de uma potência inferior, a tendência será para o disjuntor geral disparar mais frequentemente. Tenha em atenção que daí poderão advir problemas para alguns equipamentos, como por exemplo computadores de secretária. A utilização de sistemas que monitorizem o consumo podem ajudar na escolha da potência adequada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More