terça-feira, 3 de abril de 2012

Lavar a loiça na máquina ou à mão?


A máquina de lavar loiça é certamente um dos melhores electrodomésticos que conheço! Mas é também um dos electrodomésticos que mais energia consome em casa, quando utilizado regularmente. Por isso, fui investigar se pouparia alguma coisa em lavar a loiça a mão.

Por um lado, é evidente que há um consumo muito elevado de tempo a lavar a loiça à mão. Por outro, o consumo de energia eléctrica é reduzido, embora à noite pelo menos seja preciso ter a luz ligada. O consumo de água era uma incógnita para mim, porque é possível ser poupadinho na água, quando se lava manualmente.

As respostas para as minhas dúvidas surgiram com este estudo da Universidade de Bona. Eles analisaram estas variáveis para a loiça de 12 convivas. Para uma lavagem manual, consideradas 113 pessoas a lavar, o consumo foi de 103 litros de água, 2,5 kWh de energia e 79 minutos de tempo. Existe uma grande diversidade entre essas pessoas, sendo que a leitura do documento revela estratégias muito distintas. Não deve surpreender que as pessoas de Portugal e Espanha foram as que mais água e energia consumiram…

As máquinas de lavar loiça cilindraram na maioria dos parâmetros! Consumiram entre 15 e 22 litros de água, ou seja cinco vezes menos. O consumo de energia foi entre 1 e 2 kWh, abaixo da lavagem manual, mas acima das pessoas oriundas da Alemanha. E de uma forma geral, a percepção da qualidade da lavagem na máquina foi superior à da lavagem manual, com um consumo ligeiramente inferior na quantidade de detergente. O tempo foi superior na lavagem da máquina, mas como a máquina lava sozinha, a comparação não é similar.
No final, não há dúvidas de que não poupamos nada em lavar loiça à mão. E se puderem programar a lavagem à noite, em bi-horário, a poupança é ainda maior…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More