quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conferência das Nações Unidas - Rio + 20 / bottle of light

Aproveitando o gancho da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, vamos falar sobre uma ideia brasileira que acabou se espalhando para o mundo.
As Bottles of Light (garrafas de luz), criadas pelo brasileiro Alfredo Moser quando se assustou com a notícia de um possível apagão, são nada mais que garrafas pet cheias de água e um pouco de cloro, que refletem a luz do sol.
A ideia vem mudando a vida de muitas pessoas que vivem em condições precárias, em favelas sem energia elétrica e onde os barracos são germinados e não possuem janelas. A iluminação equivale a uma lampada de 40 a 60 watts.
A seguir veremos um video de instalação dessas lampadas em uma favela nas Filipinas.
A ideia é genial, e extremamente aberta à melhorias. Um design e um acabamento mais trabalhado viabiliza a instalação dessas lampadas em qualquer ambiente e lugar do planeta, além da enorme contribuição para o meio ambiente.
Acredito que desenvolvendo meios de acender e apagar a lampada, tampando e destampando de maneira prática, ou até mesmo usando a iluminação indireta, o uso das garrafas para iluminar pode tornar-se algo frequente e presente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More