quarta-feira, 20 de junho de 2012

A evolução da interface gráfica do Windows



Para conseguir mais público, e de deixar o seu sistema mais atraente e moderno, o visual do sistema operacional da Microsoft, o Windows, sofreu diversas mudanças na sua interface gráfica durante os seus 27 anos de história.
Embora que alguns aspectos da interface gráfica do Windows seja estática ou constante, o principal objetivo da mudança é o modo em que as pessoas usam um computador pessoal.
Veja abaixo a história da evolução da interface gráfica do Windows e quais foram as suas principais mudanças.

Windows 1.0



Tela do Windows 1 na versão 1.01. (Clique na imagem para ampliar)

A versão 1 do Windows foi lançado em 1982 e foi umas das principais mudanças do que as pessoas estavam acostumadas a usar o PC na época. Sua interface rodava no sistema DOS e se destinava principalmente para ser usado com teclado. O uso do mouse só foi liberado dois anos depois, em 20 de novembro de 1985.

Windows 2.0



Tela do Windows 2.0. (Clique na imagem para ampliar)

Lançado pela a Microsoft em 9 de dezembro de 1987, o Windows 2.0 já contava com ícones na área de trabalho e sua lentidão foi corrigida. Com seu designer gráfico melhorado, já era possível usar atalhos no teclado, sobrepor as janelas e controlar o layout da tela. Foi nessa versão em que alguns desenvolvedores de software começaram a desenvolver os seus primeiros programas.

Windows 3.0



Tela do Windows 3.0 com a área de trabalho no fundo.(Clique para ampliar)

A terceira versão do sistema operacional, foi lançado em 1990, logo seguindo do Windows 3.1 em 1992. Juntos, eles venderam mais de 10 milhões de cópias e tornando o sistema operacional mais usado na época. O sucesso fez que a Microsoft rever os planos anteriores e já pensar no futuro.
Nessa versão, o Windows já tinha um bom desempenho, contava com gráfico de 16 cores, teve os seus ícones melhorados e os Gerenciadores, como o de arquivo e programas, foram lançados.
O software Windows era instalado com discos flexíveis comprados em caixas grandes com manuais de instrução pesados.
A popularidade do Windows 3.0 cresceu com o lançamento de um novo Windows software development kit (SDK), que ajudava os desenvolvedores de software se concentrarem mais na produção de seus programas.

Windows NT

Lançado em 27 de julho de 1993, o Windows NT fez com que a Microsoft encontrasse um marco importante: fazer a conclusão de um projeto iniciado no final de 1980 que era a construção de um sistema avançado a partir do zero.
O Windows NT foi o primeiro sistema operacional 32 bits lançado pela a Microsoft.

Windows 95



Tela do Windows 95. (Clique na imagem para ampliar)

Em 24 de agosto de 1995, a Microsoft lança o Windows 95, vendendo um recorde de 7 milhões de cópias nas primeiras cinco semanas. Foi o sistema mais divulgado pela a Microsoft, tendo como um dos comercias de televisão, os Rolling Stones cantando “Start Me Up” sobre a imagem do novo botão iniciar.
Windows 95 foi construído com o auxílio da internet, as capacidades de rede dial-up e Plug and Play, que tornam mais fácil a instalação de hardware e software. O sistema operacional de 32-bit oferecia recursos avançados de multimídia, recursos mais poderosos para a computação móvel e rede integrada.
O Windows 95 foi a primeira versão que apresenta a barra de tarefa, o menu iniciar e os botões minimizar, maximizar e fechar nas janelas.

Windows 98



Tela do Windows 98.(Clique na imagem para ampliar)

Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 é a primeira versão do sistema feita para consumidores. O Windows 98 era descrito como um sistema operacional que funcionava melhor.
As grandes mudanças que ocorreu, foi a possibilidade de leitura de DVD e o Universal Serial Bus(USB). Outro aspecto marcante, foi o lançamento da barra Quick Lauch, que permitia em que o usuário executasse o programa sem a necessidade de ter que procura-lo no menu Iniciar ou na área de trabalho.

Windows ME

Projetado para o uso doméstico, o Windows Me oferecia músicas, vídeos e acessórios para redes residenciais e melhorias de confiabilidade em relação às versões anteriores.
Primeiras aparições: Restauração do sistema, um recurso que pode reverter a configuração do software de PC , o surgimento do Windows Live Movie Maker e do Windows Media Player.

Windows XP



Tela do Windows XP.(Clique na imagem para ampliar)

Lançado em outubro de 2001, com o sua interface mais limpa e mais fácil de usar, o sistema operacional foi um do mais vendido da Microsoft, cerca de 1 bilhão de computadores rodavam o sistema operacional e ainda é usado por alguns.
O Windows XP possui várias versões, tais como:
  • Windows XP 64-bit Edition (2001) é o primeiro sistema operacional da Microsoft para processadores 64-bit projetado para trabalhar com grandes quantidades de memória e de projectos como o filme de efeitos especiais, animações 3D, engenharia e programas científicos.
  • Windows XP Media Center Edition (2002) é feito para a computação doméstica e entretenimento. Você pode navegar na Internet, assistir televisão ao vivo, desfrutar de música digital e coleções de vídeo, DVDs e assistir.
  • Windows XP Tablet PC Edition (2002) percebe a visão de computação baseada em caneta. Tablet PCs incluem uma caneta digital para reconhecimento de escrita e você pode usar o mouse ou o teclado, também.

Windows Vista



Tela do Windows Vista.(Clique na imagem para ampliar)

Lançado em 2006, a principal mudança da Microsoft foi a segurança. O User Account Control não permitia que os software maus intencionados fizessem alterações nos computadores. Na versão Ultimate, o BitLocker Drive Encryption oferece a melhor proteção de dados.
Além de fazer melhorias no Windows Media Player e na procura de arquivos, o Windows Vista ganhou uma nova barra tarefas e um novo botão do menu iniciar.

Windows 7


Tela do Windows 7.

Lançado em outubro de 2009, o Windows 7 é o sistema mais recente, o mais usado e o mais vendido da Microsoft. O Windows 7 teve toda a sua aparência reformulada e muitos recursos foram adicionados.
Ao todo, são 5 versões do sistema: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate.
Windows 7 Starter: é a versão mais simplificada do Windows 7. Além de ser considerado para uso em laptops, especialmente “netbooks” a versão Starter pode ser usadas em computadores comum. Por ser simplificado, o Windows 7 Starter não permite que o usuário mude o seu papel de parede, o tema e algumas funções foram cortadas. Mas hoje existem softwares que permitem a mudança de papel de parede no Starter.
Windows 7 Home Basic: é considerado para tarefas diárias rápidas. A única diferença entre o Windows 7 Home Basic e com o Starter, é a sua aparência, a aparição da visualização dinâmica e permite que o usuário mude o papel de parede.
Windows 7 Home Premium: é considerado a versão melhorada do Windows 7. Essa versão possui suporte ao Windows Touch, ferramenta de captura de tela, apresentação de Slides nos papeis de parede, mudança de temas, o famoso tema Aéreo, criador de DVD e grupos de usuários.
Windows 7 Professional: é considerada a versão para aqueles que usam os computadores no trabalho. Com quase os mesmos recursos do Windows 7 Home Premium, o Windows 7 Professional vem com conexão com a área remota, modo Windows XP, suporte a ingresso de domínios e backup e restauração.
Windows 7 Ultimate: e a verão mais completa do Windows 7. Nele vem todos os recursos de todas as versões e inclui o BitLocker, AppLocker, BranchCache e o DirectAcess.

Fonte das versões do Windows 7: Site oficial da Microsoft | Compare o Windows

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Boa matéria, porém incompleta.
Cadê o Windows Server e Professional 2000?
Cadê o Windows Server 2003?
Cadê o Windows Server 2008?
Cadê o Windows Server 2012?
E, finalmente, cadê o Windows 8?
Sem falar na não menção dos Windows NT2.0, NT3.0, NT4.0 e NT5.0

Amigo, não é o "designer gráfico" que foi corrigido. Designer = profissional de design.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More