quinta-feira, 14 de junho de 2012

A importância dos comentários em outros blogs


O ato de comentar em outros blogs, principalmente em blogs que sejam relacionados é extremamente importante para blogs, blogueiros e visitantes, e também uma forma de aumentar o número de visitas. No mundo atual, as pessoas tendem a não querer perder tempo, portanto não dedicam alguns segundos ou minutos para agradecer por uma postagem que auxiliou-as em resolver um problema ou tirar uma dúvida. O post de hoje demonstra motivos para comentar em outros blogs.

MOTIVAÇÃO

Quando um post recebe um comentário, principalmente comentários aprovando o que foi escrito, temos a sensação de que o post foi útil para alguém e isso gera motivação para continuarmos melhorando a qualidade e adicionando novas informações que serão disponibilizadas aos nossos leitores. Comentários inteligentes ou até mesmo polêmicos podem gerar novos posts para esclarecer mais sobre o assunto debatido. Os blogueiros utilizam os comentários não apenas como uma forma de avaliar a qualidade dos seus posts, mas também avaliar o impacto que estes causaram na comunidade.

RELAÇÃO COM O LEITOR

De acordo com os comentários, poderemos descobrir detalhes sobre os leitores de um blog, abrindo espaço para que eles expressem suas opiniões, sejam elas contra ou a favor. Com essa disponibilidade de espaço para que sejam realizados comentários sobre o assunto do post, você pode permitir que os leitores sintam-se à vontade em seu blog e confie no que você está escrevendo, permitindo que ele retorne ao blog, assine o seu feed de notícias, o siga no Twitter ou até mesmo que se torne um leitor fiel do blog.

AUMENTO NO PAGERANK

Comentar em outro blog permite que você faça uma divulgação gratuita do seu próprio blog e pode fazer com que o pagerank do seu blog aumente, isso por que a maioria dos blogs não possuem a tag rel=”nofollow” nos links que são associados aos seus comentários. Dessa forma, é vantajoso comentar em blogs com pagerank alto, principalmente naqueles que possuam pagerank maior do que o do seu blog. É necessário lembrar que todos os comentários devem ser utilizados com moderação, o abuso nos comentários é prejudicial tanto para o seu blog, quanto para o blog que você esteja comentando e pode fazer com que você seja visto com maus olhos por outros blogueiros.

AUMENTAR O NÚMERO DE VISITAS

Geralmente os visitantes que estejam interessados em um post, costumam observar os comentários dos outros leitores de um blog, para saber as opiniões destes ou conseguir mais alguma informação que seja relacionada. Portanto, caso você tenha mais conhecimento sobre o assunto, você pode postar um comentário acrescentando alguma informação ao post, dessa forma, quando os visitantes observarem seu comentário e caso este seja de alguma forma útil ou interessante para eles, provavelmente eles clicarão no link que é associado ao seu comentário e visitarão seu blog. Essas visitas são de grande qualidade, isso por que não vinheram diretamente dos motores de busca, provavelmente estão atrás de informações específicas sobre um determinado assunto e você tem uma boa oportunidade de conquistar um leitor fiel ao seu blog, caso suas postagens sejam relevantes. Por isso é de grande importância que vocês comentem em blogs que tenham assuntos relacionados ao seu.

PARCERIAS

Além dos motivos apresentados anteriormente, você também estará fazendo uma espécie de parceria com o autor do blog, isso devido a troca de links e informações com o blog que você postou seu comentário. Você visitando um blog e escrevendo um comentário inteligente e relevante, permite que você estabeleça uma comunicação com o autor do outro blog, fazendo com que ele tenha conhecimento do seu blog e visite-o para retribuir o “favor” e provavelmente também postando um comentário. Em certos casos, o autor do blog poderá citar seu blog em alguma postagem, sendo algo muito vantajoso para ambos os blogueiros.

MECANISMOS DE BUSCA

Apesar de nem sempre acontecer isso, algumas vezes os motores de busca poderão utilizar palavras chaves que estiverem em comentários dos seus posts, permitindo com que haja um bom posicionamento. Os comentários são de certa forma responsáveis por adicionar novas palavras chaves a um post.

FAÇA SEU COMENTÁRIO IMPORTANTE

O responsável por deixar seu comentário importante é somente você, portanto escreva de forma a atrair a atenção dos visitantes e também do próprio autor do post. Segue algumas dicas ao comentar:
  • Exponha sua opinião, critique e defenda seu ponto de vista, mas não seja desagradável com os outros leitores ou com o autor do post. É interessante que você sempre tenha argumentos e justificativas sobre o seu comentário;
  • Digite sempre seu nome, e-mail e website verdadeiros para que possam lhe identificar. Os leitores e autores poderão se interessar pelo seu comentário e desejar entrar em contato com você ou visitar seu blog;
  • Evite xingar e dizer que o post é inútil, isso não trará nada além de inimigos. Essa não é a melhor forma de criticar determinada postagem, deixe claro o que você não concorda no post e apresente argumentos para isso;
  • Mantenha uma linguagem clara e limpa, evite ficar escrevendo gírias ou abreviações, a menos que o blog ou o assunto seja específico para isso.
  • Não fique fazendo propaganda do seu blog, pedindo para que o visitem. Esse objetivo pode ser concretizado caso você faça um bom comentário, chamando a atenção dos leitores para que visitem seu blog;
  • Não escreva apenas palavras soltas, exemplo: “Amei”, “Adorei”, “Gostei”. Seja inteligente e use sua criatividade para associar o assunto tratado no post com o seu próprio conhecimento.

E VOCÊS? COMENTAM EM OUTROS BLOGS? ACHAM IMPORTANTE COMENTAR EM BLOGS DE OUTROS AUTORES?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More