sexta-feira, 1 de junho de 2012

Melhore sua memória: Dicas imbatíveis

Já aconteceu alguma vez com você: Vai numa loja e esquece a única coisa que passou para buscar lá? Deu um “branco” na hora de lembrar o nome do seu colega de trabalho ao cumprimentá-lo? E quando esquece onde deixou as chaves do carro... Parece familiar?
É normal esquecer algumas coisas de vez em quando, mas se este problema se tornar freqüente em especial na idade adulta e adolescência é importante treinar e estimular mais a memória.
Pesquisas têm mostrado que a perda de memória pode realmente começar tão cedo quanto seus 20 anos, e continuar com o passar dos anos. Mas, felizmente existem alguns “exercícios” para fortalecer sua memória e torná-la mais eficaz ainda no dia-a-dia.

Aqui 5 dicas importantes para turbinar sua memória


Coma torradas no café da manhã

Ignorar carboidratos no inicio da manhã pode prejudicar sua memória. Estudos na Universidade de Tufts (Massachusetts, Estados Unidos) descobriram que pessoas que eliminaram carboidratos de suas dietas tiveram um pior desempenho em tarefas baseadas em memória do que aqueles que os incluiu. Mas, por quê¿ Os neurônios precisam de carboidratos como combustível, que são convertidos em glicose no interior destes.
Então escolha cereais integrais e outros carboidratos complexos porque eles são digeridos mais lentamente e mantêm a glicose em níveis estáveis. Pode ser um bolinho de trigo, torradas com ovos mexidos ou uma xícara de frutas para seu café da manhã. Isto vai “ligar” sua massa cinzenta.

Se mexa!

Exercício físico é tudo de bom, vai aumenta o fluxo sangüíneo para áreas importantes (cérebro). E faça um teste: você poderá aprender palavras e vocabulários 20% mais rápido se você tentar memorizá-las depois de fazer um treino intenso.

Faça uma pesquisa web durante horas vagas

Passar uma hora por dia online olhando para alguma coisa que está interessado (exemplo: alguma pesquisa pela web sobre as futuras férias) pode estimular a parte do lobo frontal, que controla a memória em curto prazo, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Califórnia, Los Angeles.
“Os circuitos neurais envolvidos na tomada de decisões, habilidades visuais-espaciais e verbais tornam-se muito ativos quando você faz uma pesquisa na internet”, explica o doutor Small, MD, principal autor do estudo. Não basta navegar descuidadamente, se ele é muito fácil, não será eficaz. Facebook não irá fazer o truque!

De olho no lugar de estacionamento

Alguma vez esqueceu onde estacionou o carro? Quando você para no restaurante ou supermercado para pegar a sua comida, experimente este exercício: Saia do carro e observe onde você estiver estacionado, em seguida, mova os olhos de lado a lado cada ½ segundo por 30 segundos em pé no lugar.
Praticar esse movimento dos olhos simples pode aumentar a sua memória de longo prazo por até 10%, dizem os pesquisadores da Universidade Metropolitana de Manschester, na Inglaterra. “Este pequeno impulso extra pode ser o necessário para ajudá-lo a lembrar uma importante peça de informação, diz A. Parker, PhD, principal autor do estudo.

Beba um pouco no jantar

Mesmo que beber exageradamente pode levar a perda de memória, um novo estudo descobriu que beber com moderação pode realmente diminuir o risco de problemas de memória. Em uma análise publicada no Jornal da Doença de Alzheimer, os participantes que beberam sete ou menos quantidades de bebidas alcoólicas por semana tinha o menor risco de comprometimento cognitivo, em comparação com os que não bebem.
Os pesquisadores acreditam nas propriedades antiinflamatórias do álcool possa ser a causa. Ou poderia ser que as pessoas que bebem moderadamente tendem a levar uma vida mais saudável.

Fonte: Total Saúde

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More