quinta-feira, 28 de junho de 2012

Pense para aprender e aprenda para julgar!

 
"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome" (Mahatma Gandhi)


O mundo tem falado demais em sustentabilidade, mas nem todo mundo entende profundamente do que se trata esse tema. Trocar suas lâmpadas amarelas de casa por lâmpadas frias não é a ação mais eficiente e responsável do mundo. Ajuda? Sim... Mas não resolve muita coisa. Manter eletrodomésticos desligados da tomada, tomar banhos em horários que não são de pico, separar o lixo das residências conforme a coleta seletiva, se alimentar corretamente... São inúmeras as ações que podemos ter para ajudar nosso planeta a sobreviver às destruições diárias que estamos habituados a fazer.



Com a realização do Rio +20, muitas pessoas ficaram sabendo que o movimento é internacional e sério. Nem todo mundo tem a visão do todo que a minoria tem. É importante lembrar que nossos governantes trabalham o marketing externo. Fazer o Brasil crescer e se desenvolver é sempre uma questão de, antes de mais nada, convencer os países de primeiro mundo que estamos aptos a discutir assuntos sérios.



É muito fácil dispensar alunos de escolas públicas e todo o funcionalismo público com pontos facultativos quando tem eventos deste porte no nosso país. A grande maioria dessas pessoas "dispensadas" para "participação", entende que um feriado prolongado em datas não esperadas é muito legal e acabam por sair da cidade do evento ou então dizendo aos quatro ventos que não vale a pena participar de nada. Será que somos realmente tão obtusos ao ponto de não perceber que o Rio +20 nada mais é do que um dos eventos internacionais mais importantes para que todos trabalhem de forma globalizada a partir de agora?



Dizer que somos um mundo globalizado somente porque a internet existe, ou porque a importação e exportação está bombando é uma ilusão comum. Ser globalizado é pensar como uma só potência, e isso meus amigos, não fazemos e nem estamos perto de fazer. Ainda temos muitos pré-conceitos, divisões raciais, religiosas e intelectuais. No dia que alcançarmos a importância do pensamento comum, talvez tenhamos alguma chance de salvar nosso planeta, até o momento, verde.



Deveríamos parar para analisar o Rio +20 somente depois de ler a respeito, assistir a uma palestra na TV ou ir a um dos locais do evento, se mora perto. Criticar sem conhecimento, é burrice! (e não foi Clarice Lispector que disse isso, fui eu mesma). Leiam, incentivem seus filhos a lerem com mais frequência, busquem conhecimento que um dia poderão dizer se o Rio +20 foi ou não um evento importante. Hoje em dia muitas pessoas valorizam o que aconteceu durante a Eco 92, e naquela época, tenho certeza que a maioria criticou. É tão mais inteligente conversar quando temos conteúdo construtivo a discutir.

Pensem um pouquinho sobre as ações que têm no dia a dia e que podem ajudar o planeta. Ontem li uma reportagem que dizia que as pessoas que se alimentam de carne vermelha produzem mais gases prejudiciais à camada de ozônio do que as pessoas que somente se alimentam de carnes brancas. Sabe o que isso significa? Que resolvendo problemas como o do nosso "planeta obeso", podemos ajudar a torná-lo um "planeta sustentável". Tem coisa mais incrível do que encontrar ligações em assuntos que imaginamos ser independentes? Pesquisem, busquem entender, queiram fazer parte do mundo que vivemos de forma construtiva e criativa. Vale a pena!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More