sexta-feira, 15 de junho de 2012

A tua campanha é viral?

O Buzz Marketing, Marketing viral e os vídeos ou ideias virais estão cada vez mais na ordem do dia. Mas afinal o que é que isso do buzz e do marketing viral?
O marketing viral é resultante do buzz. Mas nem todos os vídeos ou imagens virais foram criados por causa de uma estratégia de marketing ou tiveram sequer orientação de um departamento de marketing.













Assim, poderemos explicar o “buzz” como sendo a comunicação realizada de boca-a-boca ou, nos dias de hoje, de partilha em partilha, de “like” em “like” ou de comentário em comentário. Torna-se viral quando essa ideia, comentário, vídeo, imagem ou mensagem é de tal forma contagiosa que grande parte de nós cai na tentação de partilhá-la, de comentá-la, de falar sobre ela. É um vírus, portanto.
Logo, nesta história da viralidade e do buzz afinal quem tem um papel crucial é mais uma vez o consumidor, o indivíduo. Se eu, ser individuo, não achar piada, não achar interesse ou relevância, não irei partilhar nem comentar com outros consumidores, perdendo-se, de imediato uma comunicação boca-a-boca e o buzz resultante da mesma, não chegando, assim, sequer a um ponto contagioso.
Desta forma, se planeias realizar uma campanha de marketing que terá como objetivo tornar-se viral deves ter alguns pontos em consideração:
  • Primeiro, deves lembrar-te que nenhuma campanha à partida é viral!
  • O consumidor é que decidirá se a tua mensagem é contagiosa ou se lhe é indiferente;
  • Deves procurar fazer um conteúdo disruptivo, diferenciador e que não deixe ninguém indiferente, seja por um conteúdo humorístico, seja por uma oferta limitada, seja por uma informação relevante.

Em suma, se a tua mensagem e conteúdo forem novidade, úteis, fáceis de memorizar, que possam oferecer incentivos ou até mesmo criar controvérsia poderás ter em mãos algo “contagioso”, mas na verdade só o teu consumidor saberá se o é ou não.
Estás preparado para contagiar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More