quarta-feira, 18 de julho de 2012

As riquezas da Igreja Católica


Com muita frequência, fala-se na internet sobre as riquezas da Igreja Católica de uma maneira equivocada.Muitos acham que a Igreja gasta todo o seu dinheiro com instituições carentes, outros pensam até que a Igreja é pobre.Vou esclarecer algumas coisas sobre poder da Igreja dos Católicos.
Vou explicar como entra o dinheiro do católico nessa história.

Quando você dá o seu dinheiro para a igreja aí do seu bairro, esse dinheiro vai para o cofre do padre.Ele junta todo o dinheiro que recebe por mês para pagar as contas, e repassa 10% para a Diocese da região(o tamanho da região depende muito).Ou seja, a diocese recebe o dinheiro de várias igrejas.Algumas igrejas e dioceses são bastante ricas e outras são pobres.No caso das igrejas pobres, as dioceses ajudam um pouco.Tanto as igrejas quanto as dioceses pagam impostos para o Vaticano, lá na Itália.Então veja só, o Vaticano recebe dinheiro de dioceses de todo o mundo(cerca de 31 milhões de dólares).

Além do dinheiro do católico, o Vaticano possui várias outras fontes de renda.A principal é a carteira de investimentos, que é estimada em 8,1 bilhões de reais.Os investimentos são vários, como ações, terras e imóveis.Mas o vaticano não diz o lucro que ganha com isso.Também é bom lembrar que a Igreja possui um banco próprio, que possui cerca de 316 milhões de dólares no caixa, mas a igreja também não divulga os lucros do seu banco.Alguns Estados ainda pagam impostos a Igreja, como Alemanha e Itália(estado laico uma ova!).Mas a maior riqueza do Igreja são os imóveis.Só na Alemanha por exemplo, ela possui cerca de 473 bilhões de reais em imóveis.

Na Itália ela é dona de 100 mil propriedades.As igrejas mais ricas são a da Alemanha e dos EUA, portanto na terra do Tio Sam a igreja também deve possuir várias propriedades.Aqui, a CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)simplesmente não fala o tamanho da riqueza da igreja brasileira.Aliás, ninguém sabe o número exato de toda a riqueza da Igreja Católica no mundo.

Ela esconde a sete chaves várias informações, por mais estranho que isso possa parecer.


Fonte: http://juventudeinformada.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

E lá vão os sacerdotes, comendo macarrone e distribuindo água benta (em gotas, claro!). Dar aos pobres é obrigação dos governos. O ouro da igreja é para adornar as estátuas dos santos e engordar os homens "santos". E assim caminha a nossa estranha "humanidade"...

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More