domingo, 8 de julho de 2012

Descoberta a Partícula de Deus

Entenda o que é o bóson de Higgs e porque ele poderia explicar praticamente tudo.


No livro O Guia do Mochileiro das Galáxias a resposta para vida, o universo e tudo mais é o número 42. Para os físicos, o mais perto de uma resposta tão cabal para essa pergunta seria a Partícula de Deus.

O nome foi dada pelo físico Leon Lederman, vencedor do Prêmio Nobel em Física de 1988, pelo fato de o bóson de Higgs ser a partícula que permite que todas as outras tenham diferentes massas.
Peter Higgs

Ele fez uma analogia com a história bíblica da Torre de Babel, em que Deus, em um de seus acessos de ira divina, fez com que todos falassem línguas diferentes.

Da mesma maneira, o bóson de Higgs faria com que todas as partículas tivessem diferentes massas. E essa partícula é o que validaria o modelo padrão, a teoria que ajuda a explicar todas as partículas e forças existentes no universo. Ou seja, para que o universo tenha lógica de acordo com o que os cientistas sabem hoje, o Higgs deveria existir. Assim ele já era previsto teoricamente, mas para se comprovar tiveram que construir a maior máquina do mundo: O Large Hadron Collider (LHC).

Ah, que m*, eu sei como fazer!
Peter Higgs. Quando teve o insight para formular a teoria.

O Grande Colisor de Hádrons é um anel de 27 km de comprimento enterrado a 100 metros de profundidade na fronteira entre a Suíça e a França, acelerando partículas, colocando-as em rota de colisão e coletando enormes quantidades de dados através de sensores.

Uma máquina tão poderosa e complexa que há até quem acredite que ela pode por fim à existência do próprio planeta podendo, supostamente, criar mini-buracos negros devoradores de matéria que cresceriam alimentados por ela até engolir a Terra.

Colidindo prótons (um dos tipos de hádrons que dá nome ao LHC), partículas subatômicas formadas de subpartículas fundamentais da matéria, os quarks, esperava-se obter sinais da presença do Higgs. Poderia levar ainda muito tempo. Mas após 50 anos de investigação finalmente ocorreu.

Conforme Einstein mostrou, assim como espaço e tempo são uma só coisa, massa pode se converter em energia e vice-versa. Dessa forma, os laboratórios de física não usam balança para medir suas partículas. Os físicos usam o elétron-volt (eV) como unidade, mensurando massa como se fosse energia.


Os 6 tipos de quarks conhecidos (a saber: "top", "bottom", "charm", "strange", "up" e "down". Os dois últimos formam os prótons e nêutrons) possuem entre 2,4 milhões de eV e 171 bilhões de eV. Um elétron possui apenas 500 mil eV. Já um neutrino, partícula emitida pelo sol que é capaz de atravessar um cubo de chumbo com 1 ano-luz de comprimento e não se chocar com um único átomo sequer, possui apenas 3 eV.

E por que as partículas possuem massas tão diferentes?

O segredo é o chamado "campo de Higgs". Ele funciona parecido com um campo eletro-magnético, onde uma partícula de carga negativa é atraída pelo pólo positivo, ganha energia e se desloca até lá.

De maneira semelhante, uma partícula em um "campo de Higgs" ao invés de ganhar carga elétrica ganha massa. Uma partícula que não interaja com o campo não ganha massa.

Ao contrário do campo eletro-magnético, o "campo de Higgs" não surge a partir de ímãs ou outros objetos. Ele é um campo onipresente, isto é, existe por todo universo.



O anúncio da descoberta foi feito num evento realizado às 4h (de Brasília) desta quarta-feira, transmitido ao vivo pela internet da sede do Cern (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), em Genebra, Suíça, para a abertura da 36ª Conferência Internacional em Física de Altas Energias, em Melbourne, Austrália.

Dirigindo-se aos cientistas reunidos no auditório, o diretor-geral do Cern, Rolf-Dieter Heuer, fez uma pergunta: "Como leigo, eu diria que eu acho que conseguimos. Vocês concordam?". Uma ovação respondeu que sim.

Eu nunca imaginei que isso aconteceria comigo em vida.
Peter Higgs. 83 anos

Porém ainda é necessário mais pesquisas para que a descoberta seja confirmada com um grau de certeza satisfatório.
O bóson de Higgs é chamado de "Partícula de Deus" por causa de um livro que teve o título trocado. O Prêmio Nobel de Física, Leon Lederman, queria chamá-lo de "The Goddamn Particle" ("a partícula maldita"), por ser difícil de encontrá-la. O editor tirou o termo "damn" e colocou o título de "The God Particle", já que temia que a palavra "maldita" fosse considerada insultante. AngolaPress

Fonte: Folha, Wikipedia, Agência AngolaPress
[Via BBA]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More