terça-feira, 11 de setembro de 2012

Energia elétrica gerada na torneira


O Brasil é um país referência em aproveitamento do seu potencial hidráulico para geração de energia elétrica. Uma usina hidrelétrica utiliza a energia cinética do movimento da água para movimentar as pás das turbinas geradoras de energia elétrica. Mas espere, se a água da torneira também possui movimento, portanto, isso significa que ela também pode gerar energia? A resposta é sim!

Foi o designer chinês Ryan Jongwoo Choi que tornou isso realidade. Ele criou um mecanismo que pode ser utilizado para gerar eletricidade empregando a energia cinética do movimento de pequenas quantidades de água, como em um encanamento de torneira: é o ES Pipe Waterwheel.


O ES Pipe Waterwheel deve ser instalado entre o encanamento de água e a torneira. Nele, lâmpadas que acumulam energia são conectadas para serem carregadas, podendo ser guardadas para gerar luz mais tarde. Incrível, não?

Jongwoo desenvolveu essa ideia inovadora (com conceito antigo) pensando na falta de energia elétrica em comunidades isoladas de países subdesenvolvidos. O design foi finalista do International Design Excellence Awards 2012.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More