domingo, 23 de setembro de 2012

Fazer economia de dinheiro gastando pouco na sua casa é fácil


O dinheiro anda cada vez mais escasso. Assim, é sempre bom ficar de olho onde podemos fazer um pouco de economia de dinheiro, sempre gastando pouco, ou seja, gastando apenas o estritamente necessário. E um bom lugar para fazer esse tipo de controle é exatamente dentro da sua casa. É só ficar atento que você vai ver que pode fazer pequenas mudanças, mas que no final do mês vão significar uma grande economia. Vamos relacionar algumas dicas abaixo:
01 – Lâmpadas: Troque todas as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes. Além de durar até dez vezes mais, também são muito econômicas.
02 – Ar condicionado: Ao utilizar o ar condicionado, feche todas as portas e janelas do ambiente. Se esse ambiente for o seu quarto e você precisar sair para ir à cozinha, beber água, por exemplo, não deixe a porta aberta enquanto isso, pois o ar frio sairá e o ar condicionado consumirá mais energia para repor no ambiente a temperatura anterior.
03 – Usando o microondas: Dê preferência ao uso do microondas, pois este sempre gasta menos energia do que fornos elétricos ou tostadeiras.
04 – Regulando a máquina de lavar: Verifique se não está usando mais água do que precisa na máquina de lavar. Se necessário, regule a quantidade. Juntar roupas até próximo da capacidade máxima da máquina é o ideal, Lavando mais roupas de uma vez só o consumo de energia é menor.
05 – De olho nos vazamentos: Se houver algum vazamento ou torneira pingando, não adianta adiar o problema, conserte logo, pois a troca desse tipo de reparo sai muito barata. Uma torneira pingando o dia inteiro, aumenta e muito o consumo de água.
06 – Chuveiro quente: No Verão, esqueça chuveiro quente. Se não tiver jeito, estabeleça um tempo máximo aproximado para ficar com o chuveiro quente ligado.
07 – Celular na faixa: as operadoras de telefonia sempre estão oferecendo promoções para celular com custos baixos e vantajosos. Dependendo da forma como você precisa usar o celular, verifique qual a melhor opção para manter sua linha, se pré-pago ou pós-pago.
08 – TV a cabo: Se durante a semana você passa o dia todo fora de casa e no fim de semana costuma sair muito com a família, verifique se vale à pena manter a assinatura da TV a cabo, afinal, é um serviço que se não for bastante usado é dinheiro jogado fora.
09 – Comprando no atacado: Na hora de fazer compras, procure fazê-las em redes varejistas no atacado, com ajuda de amigos: você gasta mais na hora, mas no momento da divisão da conta, a coisa fica muito mais em conta para cada um.
10 – Planilha necessária: Procure anotar todos os seus gastos do mês numa planilha e ir atualizando. Mesmo gastos que parecem insignificantes são dignos de anotação. No final do mês você vai perceber os ralos por onde seu dinheiro está escorrendo.
 
 
11 – Marcas genéricas: Ao fazer compras, muitas vezes preferimos comprar marcas mais conhecidas. Mas às vezes vale a pena substituir alguma coisa. A maioria dos grandes supermercados oferece diversos produtos com marca própria, que costumam ser de boa qualidade e com preços bem mais em conta. Vale conferir algumas dessas ofertas.
12 – Hora da xepa: Ao fazer as compras da semana, prefira feiras livres, pois os preços são bem mais em conta, principalmente na “hora da xepa”, quando os valores despencam, uma vez que os feirantes já estão loucos para encerrar o expediente e ir embora.
13 – Stand-by: Deixar aparelhos eletrônicos no stand-by é outra forma de desperdiçar dinheiro, pois mesmo desligados, estão consumindo energia. Pouca, mas estão. O melhor mesmo é desconectar totalmente os aparelhos da rede elétrica.
14 – Computador hibernando: Se usar computador o dia inteiro, utilize sempre as “opções de energia” para que o mesmo desligue automaticamente após algum tempo inativo e assim, otimizar o gasto de energia elétrica. Isso é fácil de fazer. Vá em “painel de controle”, após em “hardware e sons”, logo a seguir em “opções de energia”. Na tela “selecionar plano de energia” – planos preferenciais -, marque “equilibrado (recomendável)” e logo a seguir clique em “alterar configurações do plano”. Na tela que abrir, configure o tempo que melhor lhe servir tanto em “desligar vídeo” como em “suspender atividade do computador” e após clique em salvar alterações. Simples assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More