terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os ricos devem pagar mais impostos?


Os mais ricos devem pagar impostos mais altos? Uma pergunta que se fosse alvo de um referendo, teria pelo menos cinquenta e um por cento dos votantes a favor da “moção”. Mas, na minha modéstia opinião há três razões pelas quais os mais ricos devem pagar impostos mais altos, nenhuma ideológica.
A primeira razão é política. Nos tempos em que vivemos, será cada dia mais difícil aos governantes explicar às pessoas, o fato de dinheiros públicos serem cada vez mais destinados para salvar bancos e empresas, enquanto os seus altos executivos continuam a ganhar milhões por ano. Pela mesma razão que a esmagadora maioria dos cidadãos portugueses não compreendeu as alterações propostas pelo governo à TSU, ou seja, agravar a taxação dos trabalhadores e desagravar a dos patrões.
A segunda é económica. Nesses cargos, entre eles os gestores executivos, cuja contribuição marginal não pode ser determinada de forma tão precisa como a de outros cargos de fácil reposição – por exemplo, a de um empregado de mesa num restaurante ou o de um trabalhador de uma linha de produção de calçado –, a mão invisível do mercado não ajuda. Ainda mais quando quem determina o próprio salário é o mesmo que deve e sabe como convencer os encarregados de aprová-lo, de que o seu trabalho vale milhões de euros – muitas das vezes livre de impostos.
A terceira razão é histórica. Já aconteceu e por muito tempo. Não matou o capitalismo, nem impediu que a economia continuasse a crescer.
Estou em crer que os ricos querem pagar mais com respeito ao futuro dos respetivos negócios, que será fortemente prejudicado se o poder de compra dos salários for mais corroído e a crise financeira tornar-se crise social e instabilidade política. Reza o velho ditado que é preferível dar os anéis para não perder os dedos, ou seja, abrir mão de uma parte do lucro é melhor do que perder o próprio negócio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More