quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rússia revela maior jazida de diamantes do mundo

Creative Commons
Sozinho, o Popigai Astroblem tem dez vezes mais diamantes do que o total mundial











Localizada debaixo de uma cratera de cerca de 100 quilômetros causada por um asteroide que atingiu a Terra há 35 milhões de anos, a reserva tem capacidade para ser explorada pelos próximos três mil anos. Cientistas estimam que a cratera na Sibéria contenha "trilhões de quilates" da pedra preciosa, quantia mais de dez vezes superior ao que existe em todo o mercado mundial.
O Kremlin sabe da existência do local desde os anos 1970 mas, como já tinha grandes lucros com a produção de gemas artificiais, manteve a descoberta em segredo. Só agora o governo autorizou os cientistas do Instituto Novosibirsk de Geologia e Mineralogia a convocar uma coletiva de imprensa para anunciar o início da exploração.
A agência de notícias oficial do país, ITAR-Tass, declarou que as pedras existentes no local, conhecido como Popigai Astroblem, são "duas vezes mais duras" do que as comuns, fazendo delas ideais para o uso científico e industrial. O diretor do Instituto, Nikolai Pokhilenko, afirmou à agência que a nova fonte deve causar uma reestruturação radical no mercado de pedras preciosas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More