sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estágio, uma grande oportunidade


O estágio é a oportunidade de pôr na prática o que se aprende na faculdade, além de ser a porta de entrada de muitos acadêmicos no mercado de trabalho. É importante que você saia da faculdade com pelo menos um no currículo, e quanto mais cedo começar esse processo melhor. Pode parecer estranho, mas vale até estágio não remunerado, o importante é o aprendizado. Neste caso pense mais na oportunidade da prática do que na grana em si, lembre-se que é um processo importante e pode determinar o seu futuro profissional, por isso deve-se ter algumas atitudes e cuidados.
Se antes o estagiário entrava em uma empresa para aprender de forma passiva, lenta e gradual, hoje eles precisam interagir, dar opiniões e contribuir ativamente na empresa, a palavra da vez é proatividade.
Outra coisa que vem mudando bastante é a forma de seleção dos candidatos. Se antes a seleção era feita por anúncios e empresas de RH, agora os candidatos recebem indicação e podem ser selecionados até em redes sociais.
Agora vamos ver algumas dicas de como aproveitar o estágio para começar a construir sua carreira.
1. Seja conectado. Hoje é muito importante ter uma presença virtual, não só no que diz respeito à relacionamentos, mas também em relação a oportunidades e carreira. Saiba fazer bom uso da rede, atualize seu perfil frenquentemente e mantenha contato com pessoas influentes da sua área, com isso você pode arranjar uma indicação e trocar experiências. Mas cuidado com a sua imagem online, não esqueça que hoje muitas empresas utilizam desse recurso para selecionar candidatos. Uma boa dica é manter um perfil no LinkedIn, uma rede específica de profissionais.
2. Esteja informado. Acompanhe as notícias para poder saber conversar sobre vários assuntos,desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos e criar maior repertório. Quanto mais você souber, mais à vontade estará para trocar ideias com seus superiores e colegas.
3. Conheça a empresa que você gostaria de trabalhar. Informação é tudo, e estar informado sobre a empresa que você trabalha, ou que gostaria de trabalhar, mostra conhecimento e disposição. Esse é um ótimo diferencial competitivo na hora de uma entrevista e também quando você já estiver lá dentro. Mas antes de deixar os seus currículos, veja quais empresas se identificam mais com a sua postura e o seu jeito de ser, afinal, se trabalha melhor onde você se sente mais a vontade.
4. Seja colaborativo. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.
5. Tenha iniciativa. É importante que você não espere as coisas passivamente. Tenha uma postura proativa e tome a iniciativa. Essa dica vale também para ambientes fora do trabalho, como criar blogs, grupos ou assuntos relacionados à sua área de atuação. Isso mostra o seu comprometimento com a sua carreira.
6. Tenha um diferencial competitivo. Cursos de idiomas, de gestão e qualquer um relacionado a sua área são fundamentais, mas também projetos externos, como ser voluntário em uma ONG, um projeto de faculdade e qualquer outra coisa que sirva de aprendizado, até tocar em uma banda ta valendo.
O estágio é uma conquista almejada pela maioria dos acadêmicos, pois representa a entrada no mercado na sua área de formação. Quem ainda não faz estágio, pretende fazer, e quem faz tem que assegurar a sua vaga, até colher os frutos do seu esforço. Um bom estágio pode ser o bom começo para um grande profissional, então mantenha o foco e tenha disposição para aprender e ser cobrado.
Abaixo a entrevista do pior estagiário, e serve de exemplo como não agir na sua vida profissional:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More