sábado, 27 de outubro de 2012

Fabricar um computador consome 1500 KG de água potável

Começo com uma pergunta clássica, mas que certamente poucos acertam na resposta: O que é menos agressivo ao meio ambiente, equipar uma sala inteira com computadores, ou cadernos para todos os alunos? Apesar do caderno ser fabricado a partir das árvores, fabricar um computador gasta cerca de 1,800 quilos de diversos materiais, entre eles, 1500 quilos de água potável.. Impressionante não?

Estas informações foram obtidas através de um estudo coordenado pelo professor Ruediger Kuehr, da Universidade das Nações Unidas. Segundo os pesquisadores envolvidos, 1,8 tonelada de materiais são usados para se construir um computador, tomando como base um computador de mesa com monitor CRT “17. Deste montante, 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos e o mais impressionante, 1500 quilos de água extremamente pura.
No processo de produção dos circuitos integrados, das pastilhas de silício e do microprocessador, são necessárias diversas lavagens utilizando-se de água pura, para eliminar toda e qualquer impureza dos componentes.
Fazendo alguns cálculos, em 2011 foram vendidos 15,4 milhões de computadores, só no Brasil. Multiplicando pela quantidade de água gasta para se fabricar um, temos: 23 bilhões de litros gastos em 1 ano. No mundo, a água aproveitável (aquela que não está nas geleiras, neve e camadas profundas), beira os 8,6 mil quilômetros³. Tudo bem que esta água não será totalmente perdida, pode ser filtrada e reaproveitada, mas tenho a impressão que vai acabar faltando.. O que vocês acham?

Fontes:
G1, Revista Galileu, Inovação Tecnológica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More