terça-feira, 30 de outubro de 2012

VW que vão sair do mercado

Cedo ou tarde todos os modelos saem de linha. São poucos os que sobrevivem por décadas. Os anos passam, o mercado muda, o consumidor também e as marcas vão se adaptando a isso. Por outro lado, alguns modelos já tem seu futuro definido. Depois de uma pesquisa nos veículos de comunicação e de contatos dentro da fábrica, selecionei alguns modelos da VW para desvendar o possível futuro deles.



VW Gol G4 – Muita gente achava que seu fim se daria com a chegada do Gol G6 duas portas. Puro engano. Pelo menos por enquanto. O Gol G4 só deve sair de linha no ano que vem, com a chegada do Up! nacional. O G4, por incrível que pareça, vende bem e deve ficar ainda mais barato com a chegada do Gol G6 duas portas. Algumas fontes dizem que o fim do G4 acontecerá ainda este ano, mas o mais provável é que se dê mesmo em dezembro de 2013.




VW Polo Hatch/Sedã – Os dois VW Polos vão sair de linha em breve. Ambos não estão acompanhando o mercado europeu há bastante tempo e estão sendo esquecidos pela marca desde o lançamento da “nova” geração. Desde que chegou ao Brasil, o Polo nunca caiu “nas graças” do brasileiro. Parte por culpa da montadora que não soube substituir o Santana e não investiu em um marketing correto. O preço também não ajuda, tanto o do Hatch, quanto o do Sedã. São dois carros muito caros pelo que oferecem. Por ironia do destino, o substituto do Polo será o novo Santana que deverá chegar ao mercado nacional em 2014.


VW Kombi – A velha guerreira finalmente vai se aposentar. Do mesmo jeito que muita gente apostou que o fim do mundo acontecerá agora, em 2012, muita gente apostou que a Kombi nunca sairia de linha. Lamento dizer, mas muitos vão perder as apostas. Mesmo porque a VW vai aproveitar a lei que obriga o uso de ABS e Airbag em 100% da frota nacional para aposentar a “vovó”. Portanto o fim da Kombi se dará em 2014. Uma substituta é aguardada. Ainda não se tem noticias sobre ela, mas os rumores levam a crer que será uma picape derivada de alguma chinesa, mas inteiramente desenvolvida no Brasil.


VW Fox – O Fox tem um futuro incerto pela frente. Com a chegada do novo subcompacto da marca, o Gol vai ficar mais caro e deve ocupar o lugar que hoje pertence ao Fox. O Fox, por sua vez, deve ficar ainda mais caro e ocupar o lugar do Polo. Mas esse vai ser um problema para a marca. O Fox é um carro compacto, um projeto popular. Torná-lo mais sofisticado para reposicioná-lo pode ser um tiro no pé. Quando isso acontecer, o Fox mais barato deverá sair de fábrica completo, mas por mais de 45 mil. As pessoas vão olhar o interior mais refinado, um visual mais requintado, mas ainda assim se tratará de um Fox. Não há um projeto de nova plataforma nem um reboot para ele. O mais provável é que em 5 ou 6 anos, ele seja substituído por outro carro e desempenhará o papel do Polo hoje.


VW SpaceFox – A SpaceFox não tem um futuro longo pela frente. A VW não confirma, mas já admitiu publicamente o interesse em produzir um mini SUV para competir com o Duster, Ecosport e o futuro mini SUV da Fiat. Este novo carro está sendo apresentado em forma de conceito no Salão do Automóvel deste ano, em São Paulo. O nome dele é Taigun. Caso isso aconteça, a SpaceFox estaria com os dias contados. O Taigun “comeria” as fatias da Space. Tudo isso num futuro não tão distante. Especula-se que o Taigun seja lançado em meados de 2016.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More