sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como montar um computador TOP para jogos


Como montar um computador para jogos pesados
Montar um computador exige habilidades avançadas, principalmente quando o objetivo são os jogos. O primeiro passo é conhecer todas as peças responsáveis por determinar a qualidade de um jogo, como a placa de vídeo, processador, memória entre outras. Porém, o mais difícil fica por conta de escolher os melhores componentes entre tantas opções disponíveis no mercado, levando-se em consideração um custo-benefício razoável. Neste super guia, explicaremos detalhadamente como montar um computador para jogos pesados, sem gastar fortunas para isso.
Primeiramente, precisamos definir o seu perfil. Casual, entusiasta ou mais hardcore; existem componentes ideais para todos os públicos, cabe agora você se encaixar em um destes três:
Casual
O usuário casual não precisa de um super computador, pois os games desta categoria são geralmente leves e antigos. Por não exigir grandes recursos do computador, até mesmo um notebook é capaz de satisfazer as necessidades deste usuário. Games como Conter-Strike 1.6, Guitar Hero, GTA San Andreas, Need for Speed Most Wanted/Carbon entre outros, rodam em praticamente qualquer computador sem muitas dificuldades, mesmo com placas onboard. Portanto, se o seu objetivo são games deste nível (2006 para trás ou games leves), você não precisa investir em um computador para games. Entretanto, para rodar estes games com um mínimo de qualidade, o recomendado é ter uma placa de vídeo Ge-Force 8600 GT ou superior; ou uma ATI Radeon equivalente, além de um processador dual core.
Entusiasta
O usuário entusiasta precisa de um computador um pouco mais potente, pois os games desta categoria são mais pesados e recentes. Por serem recentes, possuem requisitos mínimos e características presentes apenas em placas de vídeo offboard, como directx11 e pixel shader 5. A esta altura, os notebooks já não serão suficientemente poderosos, até porquê um notebook não foi feito para jogos pesados. Portanto, o usuário entusiasta precisa investir em placas de vídeo offboard e processadores de qualidade, além de uma boa placa-mãe, memórias RAM e etc. Games como Crysis 2, GTA 4, Just Cause, Resident Evil 6, Metro 2033, Dirt 3, BF3 e COD MW3 exigem muito do hardware de um computador, portanto recomenda-se uma placa de vídeo razoável, como uma Ge-Force GTX 480 ou ATI Radeon HD 5870.
Hardcore
O usuário hardcore em geral curte os mesmos jogos do entusiasta, porém com uma diferença: Ele quer rodar tudo no máximo e em FULL HD. Para que isso seja possível, são recomendados computadores mais poderosos, com duas, três ou até quatro placas de vídeo simultâneas (Crossfire ou SLI, falaremos disso depois). Claro que não é obrigatório, mas para rodar games pesados como os citados anteriormente em máxima qualidade e com uma boa quantidade de FPS (frames por segundo), o melhor hardware deve estar a disposição. Placas de vídeo como Ge-Force GTX 660TI ou ATI Radeon HD 6990 são as mais recomendadas.
Definindo o seu perfil de usuário, podemos prosseguir com este guia. A próxima etapa é conhecer os componentes, conexões, requisitos e as marcas e modelos indicadas para cada usuário. Esta é a parte mais difícil, pois entraremos em termos técnicos. Se você não está acostumado com eles, não se preocupe, explicaremos na medida do possível para que todos entendam e assim consigam obter o melhor custo-benefício.

Componentes internos
Conhecer os componentes internos é fundamental para montar um computador para jogos, pois além de instalar as peças corretamente na placa-mãe, você precisará comprar uma de acordo com a outra. Isso porque existem componentes que não funcionam adequadamente em determinadas placas-mãe. Sem o conhecimento necessário, podem ocorrer vários problemas, como:
  • Um componente pode não encaixar corretamente;
  • Um componente pode não ligar ou não funcionar adequadamente;
  • Em casos mais extremos, você poderá queimar as peças do seu computador, ao escolher uma fonte inadequada para ele.
Não pretendo explicar o que é ou o que faz um processador (pois a Internet está cheia desses conteúdos), porém vou explicar qual a influência de um processador de qualidade no desempenho de games. Este é o objetivo deste guia, fornecer informações relevantes sobre os componentes internos de um computador focado para jogos.

Processador
Também conhecido como CPU (central processing unit), o processador é o responsável por manter o seu computador funcionando adequadamente. Ele é o primeiro item a ser considerado para montar um computador para jogos, pois é através dele que você comprará a placa-mãe, placa de vídeo, memória e etc. Isso ocorre pois determinadas tecnologias como o PCI Express 3.0 (barramento de placa de vídeo) só funcionam com determinados processadores (neste caso, os novos processadores Intel Ivy Bridge ou AMD equivalente).
Existem duas marcas de processadores, são elas: Intel e AMD. Pela diversidade de modelos, fica difícil saber qual é mais rápido ou indicado para determinado tipo de usuário, porém, podemos ter uma ideia fazendo comparativos. No site CPUBenchmark, temos a disposição uma lista completa com todos os modelos de processadores existentes, assim como uma pontuação atribuída a cada um deles através de testes de benchmarking. Dessa forma, você consegue descobrir qual modelo será o melhor para você.

Processadores Intel
Ao escolher um processador Intel, leve em consideração o uso a qual ele será submetido. Falando especificadamente dos novos processadores Intel (I3, I5, I7), a quantidade de núcleos e a velocidade deles é um fator decisivo na performance dos seus jogos. Mas antes de continuar, vamos deixar claro que o processador Intel Core I3 não possui três núcleos, e sim dois núcleos reais + 2 núcleos virtuais (hyper threading). O mesmo vale para o I5 (4 núcleos reais + 4 núcleos HT) e o I7 (4 núcleos reais e 4 núcleos HT, em alguns modelos é possível encontrar 6 núcleos reais e 6 HT).
Ainda existem os Intel Core 1ª, 2ª e 3ª geração. A 2ª geração ainda é mais utilizada, provavelmente você encontrará muitos processadores Intel Core Sandy Bridge (codinome dos processadores Core 2ª geração). A 3ª geração (codinome Ivy Bridge) foi lançada oficialmente em 2012 e trouxe ao mercado inúmeras novidades, como o tamanho reduzido dos transistores (22nm, quanto menor o tamanho do transistor, melhor, pois o chip passa a ter mais espaço para adição de mais transistores e assim ter um melhor rendimento), sistema de temperatura melhorado, PCI Express 3.0, chip gráfico embutido com suporte a novas tecnologias presentes apenas em placas de vídeo offboard, entre várias outras.
Diagrama do processador Intel Core de 3ª geração
Diagrama do processador Intel Core de 3ª geração com chipset Z77
Detalhe, antes de comprar um processador Intel Core, tenha em mente que a placa-mãe que você irá comprar precisa suportá-lo, tanto no soquete (a grande maioria dos processadores Intel Core I3, I5 e I7 usam o Soquete 1155 LGA) quanto na geração (algumas placas-mãe não suportam a 3ª geração de processadores Intel, essa limitação está na BIOS e no Chipset da placa). Portanto, consulte as especificações antes de adquirir estes produtos. Dica: Todas as placas-mãe com chipset Intel H77 e Z77 suportam a 3ª geração de processadores Intel Core.

Processadores AMD
Os processadores AMD sempre foram conhecidos por duas características: Esquentam menos e se desenvolvem melhor nos jogos. Essas características fazem dele um dos preferidos quando o assunto são os games. O Phenom II X4 é o mais recomendado, pois além de ser um Quad-Core, possui cache L2 e L3 elevados e principalmente, é muito barato se comparado a um Intel equivalente. Uma outra opção é o AMD Bulldozer FX, o primeiro processador do mundo a ter 8 núcleos.
Processador AMD Bulldozer FX 4100
AMD sai na frente com o primeiro processador de 8 núcleos do mundo, o AMD Bulldozer FX
Ao comprar um processador AMD, tenha em mente que você precisará adquirir uma placa-mãe para AMD; no caso do Phenom II X4, a placa-mãe precisa ter o Soquete AM3; no caso do Bulldozer, AM3+. Novamente, vale a pena uma boa pesquisa e atenção nas especificações.

Placa-mãe
A placa-mãe é a principal placa do computador, cuja função é abrigar todas os outros componentes. A escolha da placa-mãe é vital para o bom funcionamento do sistema, pois toda a informação transmitida entre a Memória RAM / Chipset / Processador é passada por seus trilhos. Uma placa-mãe de boa qualidade garante um sistema saudável e sem gargalos.
Placa-mãe
PCI Express
É importante escolher uma placa-mãe com PCI Express versão 2.0 ou superior, dessa forma a taxa de transferência da placa de vídeo será de até 8 GB/seg contra 4 GB/seg do padrão anterior (PCI Express 1.0). Caso você for optar por placas de alta performance que já trabalham com PCi Express 3.0, não hesite em pegar uma placa-mãe 3.0, pois caso contrário, a sua placa de vídeo será limitada ao barramento da placa-mãe. Placas de vídeo 3.0 funcionam em 2.0 e 1.0, limitando-se a velocidade da placa-mãe. Placas de vídeo 1.0 funcionam em 1.0 em um barramento superior (não há ganho de performance).
Outro detalhe importante sobre o PCI Express, muitas placas-mãe não trabalham realmente em 16x, embora o slot seja 16x. Parece confuso, mas na verdade é bem simples, vejamos as informações da placa-mãe ASUS P8Z77-M PRO:
PCI Express
Esta placa-mãe possui 4 slots PCI Express, sendo duas 3.0 x16, uma 2.0 x16 e uma 2.0 x1. Basicamente, podemos usar até 3 placas de vídeo convencionais simultaneamente, mas tem um porém. Utilizando duas placas de vídeo nos slots 3.0, ambas trabalharão em x8 (dual x8), ou seja, com a metade da banda. E se você utilizar uma terceira placa, esta trabalhará em X4 (x4 mode). Estes termos costumam confundir muito as pessoas, portanto atenção na hora de comprar a sua placa-mãe.

PCI Express para SLI / Crossfire
Caso você pretenda fazer SLI ou Crossfire (utilizar duas ou mais placas de vídeo simultâneas conectadas entre si), compre uma placa-mãe com no mínimo 2 PCI Express X16 2.0 ou superior, assim as placas trabalharão em dual x8. Na imagem acima, a placa-mãe será adequada para o SLI/Crossfire. Claro que uma placa-mãe com dual x16 teria mais desempenho, porém o preço é bem salgado (pode passar de mil reais).
Vejam outra imagem de uma placa-mãe (ASUS P8Z7M) em suas especificações sobre o PCI Express:
PCI Express X16 Dual X4
Esta placa não é adequada para SLI/Crossfire, pois apesar de ter dois slots X16, um trabalha em X4 enquanto o outro em X16. Caso você insira uma placa de vídeo no primeiro slot, ela trabalhará em X16 normalmente. Porém, ao usar duas placas de vídeo, a segunda será imensamente prejudicada trabalhando em X4. Como foi falado, existem placas-mãe “premium” que possui dois slots X16 (dual x16), porém o preço a torna um luxo para muitos.

Placa de Vídeo
O principal item a ser levado em consideração. Existem basicamente dois tipos de placas de vídeo, a offboard (placa externa) e a onboard (placa embutida). Praticamente todas as placas-mães possuem uma placa de vídeo onboard embutida no chipset (no caso da linha Intel Core, o vídeo está embutido no próprio processador).

Vídeo Onboard
As placas de vídeo onboard não são adequadas para jogos pesados, pois além de utilizar a mesma memória disponível pelo sistema, utiliza parte do processamento do Chipset e do CPU para realizar o processamento de vídeo, prejudicando o sistema de uma forma geral.
Nos processadores Intel Core, o chip de vídeo é embutido no mesmo encapsulamento do processador, tornando mais rápida a comunicação entre o núcleo e a gpu.
Vale ressaltar que no caso de notebooks, só existem placas de vídeo onboard. Porém, elas se subdividem em placas onboard “normais” e dedicadas. No caso da placa onboard dedicada, todo o processamento de vídeo é realizado por este chip, isentando o sistema de tal processamento.

Vídeo Offboard
O ideal é utilizar uma placa de vídeo offboard quando o assunto são jogos, pois esta possui um processador e memória RAM dedicados que funcionam independente do restante do sistema. Porém, é preciso saber escolher bem esta placa de vídeo, pois dependendo da escolha, ela pode ser até mais lenta que uma onboard.
ATI Radeon HD 6870
No mercado de placas de vídeo você encontrará duas grandes marcas, AMD ATI e Nvidia Ge-Force. Verá também nomes como XFX e Shappire, mas não se confundam. Existe duas fabricantes de chips de vídeos dedicados, AMD e Nvidia. A XFX é uma fabricante de placa de vídeo, que pega o chip da AMD e Nvidia e monta uma placa. Portanto, uma placa de vídeo chamada XFX ATI HD 6870 foi fabricada pela XFX e possui o chip ATI HD 6870. O mesmo ocorre com a Nvidia.
Tanto a ATI quanto a Nvidia fabricam os chips em séries, facilitando assim o discernimento por parte do consumidor. Portanto, um chip Nvidia GTX 640 é mais recente que um GTX 580, mas nem por isso ele será melhor… Vamos explicar.
  • Chips Nvidia terminados em 20, 30, 40 são voltados para público casual;
  • Chips Nvidia terminados em 50, 60, 70 , 80 e acima são voltados para público entusiasta;
  • Chips Nvidia terminados em “X” ou “TI”, com números acima de 60 são voltados para público hardcore;
Seguindo esta lógica, o chip Nvidia Ge-Force GTX 560 é inferior ao GTX 480, pois apesar do GTX 480 ser de uma série anterior (série 4), ele termina com “80″. Porém, o Ge-Force GTX 580 supera o GTX 480, pois ambos possuem “80″ no final, mas o GTX 580 pertence a uma série superior (5). Vejam um resultado obtido no site HwCompare:
Ge-Force GTX 580  x   Ge-Force GTX 480
Ge-Force GTX 580 x Ge-Force GTX 480
A mesma lógica vale para os chips ATI Radeon, vejam:
  • Chips Radeon terminados em 200, 300, 400 são voltados para o público casual;
  • Chips Radeon terminados em 500, 600, 700, 800 e acima são voltados para o público entusiasta/hardcore;
Seguindo esta lógica, um chip ATI Radeon 5990 é superior a um 5870, da mesma forma que um ATI Radeon 4890 (entusiasta/hardcore) é infinitamente superior a um ATI Radeon 5440, que apesar pertencer a série 5, termina com 400 (casual), vejam o gráfico do HwCompare:
ATI Radeon HD 4890 X ATI Radeon HD 5450
ATI Radeon HD 4890 X ATI Radeon HD 5450, notem que a Radeon “nova” perde feio da mais antiga
Nem sempre um chip de vídeo será melhor por ser mais novo, a imagem acima prova isso. Portanto, leve em consideração a lógica explicada anteriormente e na dúvida, use o site HwCompare para comparar os chips.

Dicas de Placa de Vídeo
  • Não comprem placas 64 ou 128 bits;
  • Comprem placas à partir de 1GB DDR5;

Memória RAM
Para melhor desempenho do seu computador para games, opte sempre por chips de memória RAM DDR3, se possível rodando em Dual Channel (se forem dois pentes) ou Triple Channel (se forem três pentes), isso ajudará a manter o sistema o mais veloz possível.
As placas-mãe modernas aceitam até 32GB de memória RAM em até 2200 MHZ, porém 8GB em 1600 MHZ já são suficientes para aguentar um sistema robusto com placas de vídeo em SLI ou Crossfire. Quanto mais melhor, no entanto, muitos pentes também acarretam em um maior consumo de energia elétrica.

Fonte de Alimentação
Não menos importante, o último item desta lista é a fonte de alimentação. Escolher uma fonte errada pode prejudicar permanentemente o seu computador, assim como levá-lo a queima. Na melhor das hipóteses, você poderá comprar uma fonte inadequada e ter a surpresa de não conseguir ligar a sua placa de vídeo por falta de conectores.
A fonte de alimentação deve ser escolhida de acordo com a soma do consumo de cada componente do seu computador + 100W de segurança. Ou seja, se o seu sistema consumirá 400W, é recomendado adquirir uma fonte de 500W, pois ela irá aguentar com folga eventuais picos de consumo que o sistema produzirá. Para calcular a quantidade de potência necessária para o seu sistema, acesse o eXtreme Power Supply Calculator.
Fonte de Alimentação Modular
Antes de se adquirir uma fonte, é necessário verificar algumas medidas de segurança para que o seu sistema não seja prejudicado. A principal delas é obviamente a potência da fonte, mas fique de olho. Muitas fontes anunciam a potência nominal, mas o que vale mesmo é a potência real. Verifique também se a fonte possui o PFC ativo (segurança extra) e se a eficiência garantida está acima dos 70%.
Detalhe importante, as placas de vídeo modernas requerem energia extra da fonte, são os cabos PCI Express. Algumas placas de vídeo necessitam de um cabo com 6 pinos, outras de 2 cabos com 6 pinos, outras de 2 cabos com 8 pinos. Portanto, antes de comprar uma fonte, verifique se ela contém os cabos necessários para ligar a(s) sua(s) placa(s) de vídeo.
Finalizando, opte por fontes de qualidade e de marca renomada, tais como: Corsair, Seventeam, Cooler Master, OCZ, ThermalTake e Asus; são as melhores que existem e com preços razoáveis. Dessa forma, você irá garantir uma máxima eficiência energética e uma boa proteção ao seu computador.

Exemplos de Configurações
Para fechar este super guia, vamos fazer três configurações, uma para cada tipo de usuário. Assim, você que pretende montar o seu computador Gamer terá uma boa noção de onde começar.

Configuração para Usuário Casual (R$ 1198,97)
  • Placa-mãe Gigabyte Z68MA-D2H-B3 Soquete LGA 1155 PCI Express Dual X4 (R$ 387,00);
  • Processador Intel Core I3-2120 3.30 GHZ (R$ 331,00);
  • Placa de vídeo ATI Radeon HD 6570 (R$ 243,00);
  • Memória RAM 1 Pente de 4GB 1333 MHZ Kingston (R$ 61,97);
  • Fonte CoolerMaster 400W (R$ 176,00);

Configuração para Usuário Entusiasta (R$ 2163,74)
  • Placa-mãe Asus P8Z77-M PRO Soquete LGA 1155 PCI Express Dual X8 (R$ 576,21);
  • Processador Intel Core I5 Ivy Bridge-3450 3.10 GHZ (R$ 523,91);
  • Placa de vídeo XFX ATI Radeon HD 6870 (R$ 585,56);
  • Memória RAM 2 Pentes de 4 GB G-Skill Sniper Black 1600 MHZ (R$ 224,00);
  • Fonte OCZ 550W Fatal1ty Series (R$ 254,06);

Configuração para Usuário Hardcore! (R$ 5625,32)
  • Placa-mãe Asus Rampage IV Soquete LGA 1155 PCI Express Dual X16 (R$ 1538,41) ;
  • Processador Intel Core I7 Ivy Bridge-3770 3.40 GHZ (R$ 849,91);
  • 2 Placas de vídeo XFX ATI Radeon HD 7950 ligadas em CrossFireX (R$ 2010,00);
  • Memória RAM 2 Pentes de 8 GB Intel Viper 2133MHZ (R$ 469,00);
  • Fonte ThermalTake 1000W (R$ 758,00);

E você? Tem uma configuração gamer? Mudaria algo nestas configurações de exemplo? Poste nos comentários!
Fontes: IntelAMDASUS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More