quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cuidado com os juros nas compras


Os juros nunca fizeram parte do grupo de palavras mais estimado pela população. Normalmente, quando o tema é abordado, uma aura de terror toma conta do diálogo, criando uma necessidade para que ele termine.
Os lojistas sabem do poder que o termo possui de assombrar e espantar seus clientes.
Diante disso, o marketing financeiro criou inúmeros artifícios para que o conceito seja evitado.
Para ilustrar, imagine que uma loja de eletrodomésticos anuncia a venda da maior parte de seus produtos em dez prestações sem juros.
Essa mesma loja oferece 20% de desconto aos clientes que pagarem à vista.
Uma análise dos valores indica que os preços a prazo e à vista não coincidem. Essa diferença sugere a presença de juros embutidos no preço de tabela do financiamento.
Muitos clientes acabam não tomando conhecimento dos efeitos da compra a prazo que, neste caso, possui taxa de juros implícita de 65,31% ao ano.
Há também casos de lojas que anunciam seus produtos a preços iguais para pagamento a prazo ou à vista.
Aos olhos de um consumidor que não realiza comparação entre os preços de diferentes lojas, parecerá que não há juros na transação.
Entretanto, é comum que os preços de lojas que vendem “sem juros” sejam maiores que nos concorrentes.
Por outro lado, nos casos em que, mesmo após uma pesquisa de mercado, o consumidor encontrar preços à vista e a prazo iguais, recomenda-se a compra parcelada e a aplicação do restante.
É importante que o cliente tenha cuidado com promoções de descontos, pois o artifício do preço de tabela que difere do à vista é uma das maneiras mais comuns para camuflar a cobrança de juros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More