sábado, 17 de novembro de 2012

Curiosidades sobre o Sol

Qual o tamanho do sol? Quanto pesa? Que temperatura faz no Sol? Como produz calor? Saiba estas e outras curiosidades no artigo de hoje sobre o Sol.
A estrela gigante que todos nós conhecemos e nos dá vida, o Sol, é uma maravilha da Natureza, de dimensões e temperaturas verdadeiramente espectaculares. É a estrela que está no centro do nosso Sistema Solar, ao redor do qual giram todos os Planetas. No artigo de hoje vamos mostrar algumas curiosidades sobre o Astro-Rei, o Sol.

Como se formou o Sol?

O Sol é uma grande estrela sólida, formada a partir de uma destruição gravitacional, quando poeira do espaço e gás de uma nebulosa chocaram violentamente, dando origem a esta grande estrela que é o Sol.

Como é constituído o Sol?

O Sol é constituído na sua grande parte por hidrogénio, cerca de 70%, e ainda de hélio, cerca de 28%, sendo que os restantes 2% são de outros gases. Na superfície do sol existe uma espessa camada de plasma, que se desloca constantemente devido à influência dos movimentos de convecção produzidos pelo calor no seu núcleo. Estes movimentos ininterruptos provocam uma reacção nuclear. A transformação do hidrogénio em hélio causa uma fusão, que se movimenta em direcção à superfície do sol e é libertada para o espaço na forma de radiação electromagnética, gerando uma intensidade luminosa intensa e ondas de calor muito fortes.
Como é óbvio, o núcleo é várias vezes mais quente que a superfície do Sol, mas a temperatura desta sobe até 2 milhões de graus Kelvin, sempre que a fusão no núcleo alcança a superfície.

Sol, estrela - Astro Rei

Qual o tamanho, massa e temperatura do Sol?

O tamanho do Sol é gigante, com um diâmetro de 1392 milhões de quilómetros, ou seja, 100 vezes maior que o tamanho do nosso Planeta Terra e situa-se a uma distância da Terra de 150 milhões de quilómetros. O Sol ocupa 99,86% da massa do Sistema Solar, e está localizado no seu centro.
A massa do Sol é 300 mil vezes maior que a massa da Terra, ou seja, 19 x 1029 toneladas. Para ter uma ideia deste peso, basta acrescentar 29 “zeros” à frente do 19 e terá a quantidade de toneladas que tem a massa do Sol. É mesmo muito não é?
A temperatura do Sol também é impressionante. A temperatura à superfície do sol é cerca de 1 a 2 milhões de graus Kelvin e de 15 milhões de graus Kelvin no interior do seu núcleo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More