Se você teme ir à Marte e ficar sem internet, fique tranquilo: a NASA já está dando os primeiros passos para resolver seu problema.
Em parceria com a Agência Espacial Europeia, a NASA está realizando testes de conexão com internet no espaço. Desenvolvendo a tecnologia, será possível utilizar internet em Marte e na Lua. O teste foi divulgado nesta quinta-feira.
O segredo está em uma tecnologia chamada DTN. A sigla significa Rede Tolerante a Interrupções, em tradução livre. Essa rede foi criada pela agência espacial americano como uma espécie de protocolo.
A ideia é que com a tecnologia astronautas possam utilizar os satélites como rede de retransmissão para controlar robôs nas superfícies lunares e marcianas, o que aumentaria bastante a velocidade de comunicação entrea Terra e os locais afastados.
A diferença entre o DTN e a nossa conexão de internet comum é que ele trabalha esperando interrupções no sinal, e que a conexão deve se manter estabelecida mesmo assim. Segundo a agência, um astronauta na Estação Espacial Internacional conseguiu controlar um robô na Terra, feito até então inédito.
0 comentários:
Enviar um comentário