sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Não começar a poupar agora é como adiar o iníco de uma dieta necessária


Parar de fumar, iniciar uma dieta, criar uma rotina de exercícios e cumprir tarefas com muita antecedência fazem parte do grupo de promessas mais comuns da sociedade. A ideia de começar a dieta segunda feira acontece sempre depois de um abuso na alimentação ou um indesejável encontro com a balança. Mas por que estes compromissos sempre demoram a se tornarem realidade?
Diversos cientistas e pesquisadores – incluindo economistas – dedicam seu trabalho à análise comportamento humano em relação às decisões intertemporais e se deparam, frequentemente, com um importante fenômeno: a procrastinação, ou ato de adiar compromissos.
O ser humano, como um bom tomador de decisões, deve sempre avaliar todas as ações futuras e ordená-las para não gerar confusão. Ocorre que nesta análise o indivíduo acaba, na maior parte dos casos, por dar peso maior ao futuro mais próximo e deixar de lado o mais distante.
Isto ocorre pois o cérebro humano percebe efeitos positivos ou negativos de forma mais acentuada em períodos mais próximos do presente, e não está acostumado a analisar estes fatores para o futuro distante.
Por isso, o presente acaba, quase sempre, por ser favorecido: a decisão por fumar e devorar pratos deliciosos é considerada muito melhor do que o eterno sacrifício da dieta, da pratica de exercícios e do abandono de vícios, que ficam sempre para uma “melhor oportunidade”.
Este fenômeno também se dá na vida financeira do indivíduo, que está mais disposto a gastar no presente e obter satisfação imediata do que poupar, obter rendimentos e aproveitar muito mais no futuro.
Tanto a procrastinação financeira como a não financeira possuem a mesma solução: a autodisciplina.
Indivíduos economicamente disciplinados conseguem selecionar parte da renda para poupança e dificilmente adquirem dívidas, pois exercem seus gastos presentes com parcimônia, já pensando nos gastos futuros.
A autodisciplina, responsável por maior segurança e facilidade na tomada de decisões futuras, é um exercício diário que exige renúncia a diversos prazeres presentes, mas que pode garantir um futuro mais confortável e com menos apreensões. [Por Samy Dana - Caro Dinheiro]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More