quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Como economizar até 25% de combustível


Quando foi a última vez que você calibrou os pneus do seu carro? Se a resposta for “não sei”, é melhor preparar o bolso na hora de abastecer. Segundo estudos, pneus descalibrados podem fazer o veículo gastar até 25% a mais de combustível.
01. Ao rodar com um pneu descalibrado, a resistência com o piso aumenta, exigindo maior esforço do motor, elevando o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
02. Dependendo do tipo de percurso, das condiçõs do tráfego e da forma de dirigir, a resistência ao rolamento extra pode representar de 18% a 25% do consumo de energia.
03. Os pneus perdem pressão por diversos motivos: um pequeno furo, uma válvula defeituosa ou sem tampa, uma roda avariada e até pela porosidade da borracha. Por isso, o ideal é que a verificação da calibragem dos pneus seja feita semanalmente em um posto de combustível.
04. Para saber a pressão certa dos pneus, consulte o Manual do Proprietário. Em alguns modelos há adesivos fixados na parte interna da tampa do reservatório de combustível ou na coluna da carroceria, junto à porta do motorista. O excesso de pressão também pode trazer consequências, como rachaduras, maior possibilidade de estouros, além de perda de aderência e estabilidade nas curvas.
05. Como se não bastasse gastar mais combustível, rodar com o pneu descalibrado acelera o desgaste, já que as extremidades externas da banda de rodagem recebem carga maior. Mas não é só a calibragem dos pneus que interfere no consumo de combustível do automóvel. A maneira como o motorista dirige também influência. Veja algumas dicas abaixo.
  • NÃO ESTIQUE as marchas demasiadamente.
  • TENTE RODAR na faixa econômica de torque.
  • NÃO ACELERE e FREIE bruscamente.
  • Em uma ladeira, ACIONE O FREIO DE MÃO e não fique “segurando” o veículo com o acelerador e a embreagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More