terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Gastar é saudável e recomendado por especialistas


Quem vê o belo “barquinho a deslizar no macio azul do mar” talvez não perceba o quão difícil é chegar naquele momento. Afinal, premissas do iatismo indicam que para velejar é preciso encontrar o ponto certo entre o mar e o vento, a força e o jeito, ou seja, é preciso encontrar o equilíbrio.
A lição pode ser transferida diretamente para nossas finanças. Afinal, para conseguirmos viver tal cenário – belo e bucólico – com o nosso orçamento, é fundamental encontrar o equilíbrio entre guardar e gastar. E acredite: gastar é necessário, e até recomendado.
“Engana-se quem imagina que nós, profissionais das finanças, recomendamos apenas guardar dinheiro. Isso é uma inverdade; gastar também é importante! Afinal, a parte prazerosa do uso do dinheiro não é quando você ganha ou quando você guarda, é quando você gasta”, afirma o educador financeiro Álvaro Modernell.
“Já aconselhei um cliente a gastar mais. Ele se divertia muito pouco, os gastos com lazer eram muito baixos e usufruir o bom da vida, mesmo que para isso seja preciso gastar, é fundamental. Esse meu cliente tinha uma ótima situação financeira, mas não conhecia Londres, que era um grande sonho dele, então eu o incentivei a fazer essa viagem”, completa o consultor Raphael Cordeiro.
Evitando problemas - Manter um barco navegando em um mar revolto, ou no meio de uma ventania, não é tarefa fácil, assim como não é fácil manter os gastos dentro do limite, principalmente com tanto apelo consumista e aumento da renda. E se gastar é prazeroso, e até mesmo recomendável, a grande questão que fica é: como não transformar esse ato em um grande problema?
Raphael Cordeiro afirma que estabelecer um percentual de gastos é um bom começo. “Se os gastos com lazer ficarem próximos a 10% da renda será uma boa margem, pois sobrará dinheiro para as despesas essenciais e até dinheiro para guardar e investir”, aconselha.
Para Modernell, o segredo do sucesso é gastar apenas dinheiro. “As pessoas hoje gastam crédito, cheque especial e limite do cartão de crédito. Isso leva a grandes problemas financeiros, o segredo é gastar apenas o dinheiro já existente”.
O educador diz ainda que há três regras que, se cumpridas, evitam metade dos possíveis problemas financeiros.
São elas:
Regra 1:  pagar sempre à vista – “exceções podem ser feitas em casos de emergência, apenas!”;
Regra 2: comprar aquilo de que você realmente gosta e precisa. “Não é preciso comprar apenas coisas necessárias, mas é preciso evitar comprar coisas por impulso, coisas que serão descartadas em pouco tempo”;
Regra 3: verificar o orçamento. “Se não for fazer falta para coisas mais importantes, a compra está liberada. O que não pode é priorizar algo supérfluo e deixar de pagar algo importante”.
Vale lembrar que gastar de forma consciente leva em consideração os impactos desses gastos no orçamento atual, e também no futuro. “Um gasto que traga um prazer imediato, mas que atrapalhe a meta de aposentadoria, tem que ser muito bem avaliado”, diz o consultor.
Gastar facilita investimento - Raphael Cordeiro conta ainda que, para muitas pessoas, gastar pode dar mais ânimo para investir. “Trabalhar só para guardar dinheiro pode desanimar e prejudicar o ato de poupar e investir. De fato, o uso de uma poupança – para algo que se deseje muito – é uma motivação para dar continuidade a ela. Então, de certa forma, gastar ajuda a guardar”.
Modernell concorda com o consultor. “Você quer comprar uma bolsa cara, fazer uma grande viagem ou adquirir um telefone de última geração? Faça isso! Mas antes junte o dinheiro necessário. Se você decidiu comprar, se preparou para isso, juntou dinheiro, economizou em outras áreas, fez sacrifícios, você conquistou o direito de se dar aquele prazer, de fazer aquela compra, então aproveite esse momento. As pessoas não devem se privar de comprar ou gastar com o que querem desde que tenham se programado para isso”.
Cordeiro ainda completa: “Algumas pessoas poupam até exageradamente. É possível gastar sem culpa nenhuma. É importante realizar sonhos, viajar e usar o dinheiro para coisas que lhe tragam prazeres e deixem a vida mais feliz e agradável. Para isso serve o dinheiro”. [Por Tabata Pitol - InfoMoney]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More