sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como funciona o Segway


Segway, de origem americana,é um meio de transporte ecológico, com apenas duas rodas, que funciona através da combinação de cinco giroscópios e dois motores elétricos de dois cavalos, tendo por base o equilíbrio do indivíduo que o utiliza.
Devido à utilização de uma inteligente rede de sensores, mecanismos e sistemas de controlo, o Segway mantém o seu próprio equilíbrio recorrendo apenas ao uso de duas rodas paralelas.
Este mecanismo elétrico, para funcionar em segurança, analisa as mudanças no terreno e a posição do corpo do indivíduo que o está a conduzir, a uma velocidade de 100 vezes por segundo – mais rápido que o nosso cérebro – isto para garantir que tudo trabalha dentro da normalidade e sem qualquer tipo de insegurança para o condutor.
É necessário o Segway estar em pleno funcionamento para emitir com precisão os cálculos necessários para manter o aparelho em equilíbrio e para evitar qualquer incidente. Para isso, foi necessário equipá-lo com dez microprocessadores, o que representam em média três vezes mais que a capacidade de um computador de utilização caseira!

Como funciona o Segway?

A tecnologia, denominada por LeanSteer, tem por base o movimento do Segway, ou seja, para que se inicie o seu movimento o condutor apenas precisa de se inclinar para a frente; já para travar é necessário fazer o movimento contrário, ou seja, inclinar-se para trás. Para se movimentar para a direita ou esquerda, basta conduzir o guiador para o lado pretendido e inclinar-se, posteriormente, para a frente.
Para funcionar, o seu sistema eléctrico utiliza duas baterias Li-ion (iões de lítio), que lhe permite uma autonomia de cerca de 35 quilómetros, podendo atingir uma velocidade máxima de 20 km/h. Para atingir a carga total é necessário estar ligado à corrente entre 8 e 10 horas.
De forma a manter o indivíduo sempre em segurança foi utilizado a redundância de sistemas, ou seja, estão em funcionamento diferentes sistemas e alarmes para evitar qualquer tipo de problema com a sua utilização. Apesar de o seu sistema utilizar cinco giroscópios, são apenas necessários três para funcionar correctamente, e os dois motores também de funcionamento independente servem para se corrigem reciprocamente, ou seja, quando um falha o outro entra em atividade automaticamente.

segway

Quais são as vantagens da utilização do Segway?

- A sua utilização é muito simples devido ao seu sistema de equilibro e movimento ser muito parecido com o do ser humano, ou seja, também nós quando andamos colocamos o corpo ligeiramente para a frente; e quando estamos parados o nosso corpo está assente sobre uma base de apoio, a nossa planta dos pés. O mesmo acontece com o Segway.
- Este é dos poucos meios de transporte que é quase impossível cair, nem mesmo se colidir contra um muro. Só existem duas possibilidades de cair: subir uma escada (o Segway apenas está preparado para se movimentar em terreno plano) ou não ligar o seu sistema.
- A sua criação foi pensada para facilitar a mobilidade urbana, assim sendo a sua utilização poderá representar uma redução significativa de emissão de dióxido de carbono.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More