quinta-feira, 28 de março de 2013

10 Livros Infanto-Juvenis que Já Foram Censurados


Não é de hoje que falamos de livros banidos ou censurados aqui no blog. E para mostrar que a censura chega independentemente de qual tipo de obra, uma lista com 10 Livros infanto-juvenis que já foram censurados:

1 - A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl: O livro chegou a ser proibido por algum tempo em algumas regiões dos Estados Unidos com a queixa de trabalhar com temas racistas, muito especialmente pela descrição de cor nas primeiras versões dos Oompa Loompas;

2 - Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak: O livro foi proibido em muitas bibliotecas dos Estados Unidos, sendo a principal reclamação de que o livro teria um tom sombrio e um protagonista indisciplinado

3 - Green Eggs and Ham, de Dr. Seuss: Esse é um livro que tenta ensinar coisas novas, uma premissa que não agrada muito na China.Por isso em 1965, a República Popular da China proibiu o clássico, alegando que ostentava ideias marxistas e homossexuais;

4 - Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol: O livro já sofreu muitos bombardeios e queixas pelo mundo, sendo que entre das mais variadas queixas, as de maior peso no teor são de que o livro possui referências a atos sexuais, de abuso infantil, além de estimular o uso de drogas;

5 - Harry Potter, de J. K. Rowling: Não somente em águas calmas andou o bruxinho, envolvido em muitas controvérsias ao longo da série, especialmente com a censura em muitas bibliotecas americanas que restringiram sua leitura. Entre as principais acusações estaria a de estimular a bruxaria. Aliás, vieram dos cristãos protestantes o maior número de queixas contra o livro.

6 - Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato: Ainda corre no STF uma ação que pretende excluir a presença do livro nas escola públicas brasileiras sob alegação de a obra conter cunho racista. A polêmica começou em 2010 quando o Conselho Nacional de Educação recomendou que o livro não fosse distribuído nas escolas.

7 - A Menina e o Porquinho, de E. B. White: Em um caso extremo na Inglaterra uma escola proibiu o livro por temer que o porco Wilbur pudesse parecer ofensivo a estudantes muçulmanos. Para alívio geral, o Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha rapidamente percebeu a loucura, e tudo foi restabelecido normalmente.

8 - O Mágico de OZ, de L. Frank Baum: O livro tem sido questionado ao longo dos tempos, e por uma variedade de razões. Dentre elas a de que o livro estimula a covardia, e não podia deixar de faltar queixas religiosas de que também o livro promoveria a bruxaria.

9 -Ponte Para Terabithia, de Katherine Paterson: Geralmente presente na lista de livros proibidos nos anos 1990, especialmente por seu retrato da morte, sendo também foi acusado de promover uma variedade de filosofias religiosas, incluindo o satanismo, ocultismo e religião da Nova Era.

10 -Winnie-the-Pooh, de A. A. Milne: O livro foi proibido na Rússia sob a acusação de possuir laços com o nazismo. E a culpa disso foi simplesmente a prisão de um suposto nazista que possuía em sua casa um desenho do ursinho com a suástica. Foi o suficiente para os russos cravarem que Pooh é nazista. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More