quarta-feira, 6 de março de 2013

10 transportes públicos mais inusitados do planeta


Os transportes públicos são o meio de transporte mais usado pela maioria dos países do mundo. O que você provavelmente não sabia era que no terceiro mundo usam-se bicicletas, triciclos e tratores agrícolas e que nos países mais desenvolvidos usam-se Hovercraft's e comboios que levitam.
Surpreenda-se com os 10 transportes públicos mais inusitados do planeta.

Táxi AquáticoÉ muito usado na Tailândia, país cheio de rios, nomeadamente na capital, Banguecoque, banhada pelo Chao Phraya. Há muitas viagens diárias entre as duas margens e também ao longo do rio, para norte - uma boa alternativa para evitar o intenso tráfego em terra.
1-(1)
Funicular Subterrâneo - Fica em plena cidade de Istambul, na Turquia, e, ao contrário do que é costume num funicular (que é puxado por cabos em terreno inclinado), este fica debaixo de terra e cobre uma distância de cerca de 500 metros. Funciona desde 1874.2-(1)

Triciclo - É uma espécie de táxi muito usual na Ásia. Parece ser uma combinação entre charrete e bicicleta. O "motor" são as pernas do motorista e pode transportar mais do que uma pessoa.
Este triciclo é de Hanói, capital do Vietname.
3-(1)

Chiva Express - Fica na parte equatoriana da Cordilheira dos Andes, anda sobre carris de comboio, mas parece um autocarro - e daqueles de dois andares.
O piso de cima, como seria natural, é o mais procurado, uma vez que é a céu aberto e permite desfrutar das magníficas paisagens desde o Oceano Pacífico até às montanhas.
4-(1)

Ice Angel - Este estranho veículo está a deslizar sobre gelo (tem propulsão a ar).
É usado no Inverno na região dos Grandes Lagos, no estado do Wisconsin, EUA, para transportar pessoas de e para a Ilha de Madeline. Quando não há gelo, o transporte é por ferryboat normal.
5-(1)

Autocarro Camelo - É um meio de transporte em risco de extinção na capital cubana, Havana.
Parece a parte de trás de um autocarro a ser puxada pela parte da frente de um camião.
6-(1)

Trator - Nos países mais pobres, a falta de legislação e a necessidade de sobrevivência resultam muitas vezes em imagens como esta: um trator a ser usado como táxi. Fica em Phnom Phen, capital do Camboja.
7-(1)

Chicken Bus - Em português significa "Autocarro Galinha" e a explicação é simples: muitas vezes os passageiros levam consigo animais, dos ditos galináceos a porcos, numa imagem muito típica das regiões interiores da América do Sul.
8-(1)

Hovercraft - Vai caindo em desuso, em detrimento de barcos de alta velocidade, mas ainda é usado em alguns percursos no Reino Unido (como entre Portsmouth e a Ilha de Wight). Veículo anfíbio, o que salta mais à vista é o seu "colchão" de ar.
9-(1)

TGV Magnético - É a última palavra em comboios rápidos. Enquanto em Portugal ainda se discute se se deve ter ou não TGV, na China ele já levita, literalmente, sobre os carris.
Este liga o Aeroporto de Xangai à cidade propriamente dita, uma distância de cerca de 30 km.
A velocidade máxima chega aos 430 quilómetros por hora.
10-(1)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More