domingo, 17 de março de 2013

11 dicas para fazer a bateria do seu iPhone/iPad durar mais

dicas-bateria-iphone-ipad

Todos que compram um novo iPhone ou iPad ou que fazem uma atualização no iOS, ficam meio preocupados com o consumo da bateria no começo. Isso é mais do que normal, eu mesmo já fui meio paranoico com a bateria dos meus gadgets, checando a barrinha sempre que terminava de usar algum aplicativo ou até mesmo com o aparelho em stand by.

Se você também se encontra nessa situação, ou simplesmente quer fazer sua bateria durar mais, aqui vão algumas dicas para te ajudar:

1- Diminua o brilho da tela
Essa dica é clássica, você provavelmente já sabe disso, pois todos os dispositivos funcionam desta mesma forma, inclusive seu notebook. Diminuir o brilho da tela diminui também consideravelmente o consumo de bateria, então procure não utilizar o brilho no máximo. Se você atualizou o iOS, pode ser que os ajustes de brilho tenham sido alterados, então reveja a configuração.
Indo em Ajustes > Brilho e Imagem de Fundo você pode ajustar o brilho. Uma alternativa é ativar o Brilho Automático, onde o iPhone utiliza um sensor que ajusta o brilho da tela de acordo com a iluminação ambiente (menos brilho em ambientes mais escuros e mais brilho em ambientes claros).

brilho-tela

2- Feche os aplicativos rodando em segundo plano
Sim, há controvérsias. Várias pessoas dizem que esses aplicativos que rodam em background não consomem mais bateria. A verdade é que a maioria não consome mesmo, mas existem alguns que estão contribuindo para a queda da energia, como os que utilizam GPS, por exemplo. Os “Genius” das Apple Stores recomendam fechar esses aplicativos, então não é bom contrariar, certo?
Para fechar, pressione duas vezes o botão Home e, em seguida, segure em um dos aplicativos abertos para exibir o ícone de fechar.

multitarefa-ios

3- Configure o bloqueio automático
Sabe quando a tela do seu iPhone ou iPad apaga sozinha, bloqueando o aparelho? Isso é o bloqueio automático, função que tem, entre outros objetivos, racionar a bateria do seu dispositivo. Pois quando não está em uso, ele é automaticamente bloqueado para economizar energia.
Configure o bloqueio automático para bloquear o mais rápido possível (1 minuto no iPhone, 2 no iPad). Para isso, vá em Ajustes > Geral > Bloqueio Automático.

bloqueio-automatico

 



4- Desative o Bluetooth
A tecnologia Bluetooth serve para sincronização de dados entre dispositivos, como o seu iDevice com outro iDevice (especialmente utilizado em jogos multiplayer), ou com um headset sem fio, som automotivo e etc. Se você não está utilizando nenhuma dessas funções, mantenha o Bluetooth desativado, pois ele é um dos principais responsáveis pelo consumo de bateria.
Desative indo até Ajustes > Bluetooth.

5- Desative a conexão 3G/4G
Outro grande responsável pela queda da bateria é o 3G ou 4G do aparelho. Me arrisco a dizer que é a função que mais contribui para o descarregamento rápido. Então caso não esteja precisando, deixe esta função desligada.
Vá em Ajustes > Geral > Celular.

iphone-ipad-3g-4g

6- Cuidado com o Wi-Fi
Mesmo que você costume desativar a conexão Wi-Fi da sua casa à noite, é recomendado que também desative a função do iPhone e iPad, assim seu aparelho não ficará buscando outras redes próximas para se conectar enquanto você o deixou sem rede. Além disso, as duas dicas anteriores se encaixam perfeitamente aqui. Se você não estiver precisando de conexão no momento, caso esteja andando na rua ou dirigindo, por exemplo, desative-o.
Encontre a opção em Ajustes > Wi-Fi.

wi-fi
 


7- Livre-se da Obtenção de Novos Dados (Push)
Seu iPhone/iPad pode estar configurado para puxar tudo quanto é tipo de atualizações dos servidores de email configurados no aparelho e do iCloud. Funciona assim: a cada email novo que você recebe, o seu dispositivo já baixa esse email automaticamente de acordo com o intervalo de tempo configurado, sem nem precisar que você abra o aplicativo de emails.
Parece legal, mas na minha opinião não há necessidade disso, a não ser que você viva de email. E mesmo assim, caso o email do seu trabalho seja extremamente importante e você tenha que receber todas as atualizações imediatamente, é só configurar o obtenção de dados apenas para o email do trabalho, deixando desativado para todo o resto.
Verifique esta configuração indo até Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados. Desative o Push, depois desça a tela e toque em Avançado. Agora é só configurar da maneira que você desejar para cada conta de email.
Colocando manualmente, você receberá as atualizações assim que abrir o aplicativo. Se você precisa mesmo deixar em automático, pelo menos diminua a frequência com que o aparelho busca por novos dados.

push-obter-novos-dados

8- Desative as notificações de aplicativos que você não precisa
Dê uma olhada nos aplicativos que enviam notificações para você em Ajustes > Notificações. Com certeza vários aplicativos inúteis serão encontrados com a notificação ativada. Aqui mesmo encontrei apps de Lanterna, Tempo, vários jogos, entre outros que não precisam de forma alguma me notificar sobre algo. Desative todas as opções de notificações disponíveis nesses aplicativos.

desativar-notificacoes-iphone

9- Desative os Serviços de Localização para o máximo de aplicativos possível
Aqui está outro matador de bateria. Desative essa opção para aplicativos onde não há necessidade de compartilhar sua localização. Indo em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização você encontrará alguns apps que utilizam o recurso. Faça a limpeza!
serviço-localização

10- Ative o Modo Avião
Com o Modo Avião ativado, todos os serviços de dados são automaticamente desativados, tornando-o incomunicável. Utilize este modo em locais sem cobertura da operadora e de redes sem fio, assim seu iPhone/iPad não precisará ficar buscando alguma rede e gastando bateria inutilmente.
11- Mantenha seu iOS atualizado
Em todos os casos é sempre bom manter o sistema atualizado, pois sempre existem falhas a serem corrigidas, e às vezes essas falhas podem prejudicar a duração da bateria. Desde o iOS 5 é possível atualizar o iOS pelo próprio aparelho, sem necessidade de conectar ao PC através do cabo de dados.
E se você trocou de iOS recentemente, não fique preocupado! Você provavelmente está prestando mais atenção para a bateria agora que atualizou o sistema e também utilizando o aparelho por mais tempo que anteriormente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More