segunda-feira, 25 de março de 2013

Casa Transparente, uma casa japonesa


O que está entre uma rua e uma casa? Foi o que o arquiteto japonês Sou Fujimoto se perguntou quando desenhou a “Casa N“, em Oita, no Japão. O pedido do cliente para a casa foi alguma coisa pura e simples. Qual foi a solução de Fujimoto? Uma caixa branca estruturada em três camadas, que vai além das fronteiras do interior e exterior e conecta-se ao céu e à rua.
Sou-Fujimoto-N-House-1
A casa vista da rua. Dentro da caixa mais de fora encontram-se duas caixas menores. A entrada, à esquerda, acomoda dois carros.
Sou-Fujimoto-N-House-2
A casa inserida no contexto da vizinhança. As 44 aberturas em toda a construção são partes integrais da estrutura, das quais Fujimoto teve muito cuidado em escolher a vista que cada uma delas emolduraria.
Sou-Fujimoto-N-House-3
Um deck de madeira inserido em um jardim minimalista conecta a estrutura mais de fora com a intermediária.
Sou-Fujimoto-N-House-4
A caixa interna, que delimita a área mais íntima da casa, apresenta grandes aberturas recortadas que mostram as diferentes camadas de ligação com o mundo exterior. Existem apenas três portas no total: duas para a rua e uma para o banheiro.
Sou-Fujimoto-N-House-5
Existe uma área de tatame que serve para acomodar as visitas. Vemos ainda, na foto acima, a passagem estreita entre duas camadas, que liga a sala de estar à cozinha e ao banheiro.
Sou-Fujimoto-N-House-6
Acima vemos a simplicidade do quarto.
Sou-Fujimoto-N-House-7
Fujimoto levou em consideração o movimento do sol e incorporou a luz natural e as sombras à sua construção. A camada externa possui sete aberturas no teto, deixando assim o céu visível para quem está dentro de casa.
Sou-Fujimoto-N-House-8
Nessa foto, vemos a Casa N inserida no contexto do bairro. Ela ocupa um espaço considerável, mas sua transparência e leveza a conectam ao bairro à sua volta. A ideia de Fujimoto é viver entre as nuvens, onde as fronteiras não são distintas.
Sou-Fujimoto-N-House-9
A imagem do corte ajuda muito a entender o esquema de camadas da casa.
Fotografias de Iwan Baan.
Para ver mais trabalhos do arquiteto visite o site, Sou Fujimoto Architects
Via Remodelista


Veja Mais em: http://www.limaonagua.com.br/arquitetura-incrivel/casa-transparente-uma-casa-japonesa/#ixzz2OY0sav8Q

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More