terça-feira, 26 de março de 2013

Músicas inspiradas na obra de Tolkien

Se você acha que o nome do escritor J.R.R. Tolkien só emergiu agora com a produções de filmes baseados em seus livros, fique sabendo que não é de hoje que a obra deste grande autor serve de inspiração para outras formas de expressões artísticas. E apesar de termos uma longa trilogia cinematográfica, e outra a ser finalizada, sobre a Terra Média criada pelo escritor inglês, é na música que as referências a sua obra se fazem mais presente.

Ao todo, é provável que se some pelo menos uma centena de músicas baseadas na literatura de Tolkien, mas como nem todas são assim tão boas, separei abaixo algumas das mais explícitas. Clique nos títulos para ouvir as músicas.

“Ramble On” do Led Zeppelin 
A banda nunca escondeu sua admiração pela trilogia O Senhor dos Anéis. Na verdade, não é difícil encontrar referências à obra de Tolkien espalhadas por toda a discografia do Led. Entre os destaques temos “The Battle of Evermore” (uma citação a grande batalha do terceiro livro), e “Ramble On”, que narra a história de uma jovem raptada por, ninguem menos que, Gollum.

“Stagnation”, do Genesis 
Stagnation é uma faixa do segundo disco da banda inglesa Genesis que também teve o Gollum como fonte de inspiraçãoA criatura e a sua caverna escura são bem representados nos seguintes versos de Peter Gabriel, “E eu vou esperar para sempre/ ao lado do espelho silencioso/ e pescar por melhores peixinhos/ em meio às sementes e às águas pegajosas”

“Rivendell”, do Rush 
Precisa falar mais alguma coisa? O título da música do álbum de 1975 da banda canadense já é uma nítida menção a cidade dos famosos elfos da Terra Média. Na tradução em português a região ficou conhecida como 'Valfenda', e desempenha um papel essencial dentro do enredo construído pelo escritor inglês.

“Elvenpath”, do Nightwish 
A canção já começa com uma abertura que é uma declamação da obra de Tolkien. A letra da música ainda cita fortemente o povo elfo, além de bradar o nome de Bilbo e alguns de seus atos de bravura narrados em o Hobbit. O 'um anel' também é lembrado nos últimos versos da composição: “Então, o Senhor das Trevas aprendeu a fazer o anel, e fez o Um Anel”.

“The Shire”, de Rick Wakeman 
O ex-tecladista do Yes, Rick Wakeman, ficou conhecido na década de 70 por  produzir álbuns inteiros inspirados em obras literárias, dentre eles, Viagem ao Centro da Terra de Júlio Verne. E é claro que O Senhor dos Anéis não poderia ficar fora de sua discografia. The Shire em especial, foi composta inspirada no Condado, a terra dos hobbits.

“Lords of the Ring”, do Styx
O rock progressivo do Styx também teve suas inspirações literárias com a obra de Tolkien. A música de nome homônimo ao livro “Lords of the Ring” é a prova disso. Esta faixa do disco Pieces of Eight de 78 é quase um resumão da saga, citando praticamente todas as criaturas mágicas que coexistem na Terra Média.

As músicas aqui detalhadas são fruto de pesquisa na internet e, apesar de eu curtir muito algumas delas, não são baseadas em um gosto musical pessoal. Mas acho que vale ressaltar que pela data em que a maioria foi composta, o mote da época deveria ser Sexo, Drogas, Leitura e Rock´n Roll...E aí, com o passar das décadas foram simplificando a frase, cortando palavras, e hoje em dia só nos resta o primeiro elemento dessa alquimia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More