quinta-feira, 14 de março de 2013

Novidades nos smartphones


Os smartphones estão em alta e cada vez vendendo mais. O número de aparelhos vendidos até 2018 triplicará podendo ter até 3,3 bilhões de unidades. Os usuários estão cada vez mais exigentes e as fabricantes estão apostando tecnologias de ponta para fazer o celular interagir com você.
Mas para este ano de 2013? O que está sendo esperado em tecnologia e recursos e o que será padrão daqui em diante?
Futuro e novidades em Smartphones
Bem, dizer o que será padrão é arriscado, pois a tecnologia e as tendências mudam a cada ano, mas podemos ter uma ideia do que o consumidor gosta para definir isso.

O futuro das telas dos smartphones

Telas maiores já estão se tornando populares neste segmento e por isso os smartphones estão sendo apelidados de flobets. As telas também terão uma maior definição e por isso são encontrados facilmente smartphones com resolução em HD (720p), tornando-se padrão no momento.
smartphone-tela-fulhd-1080p
Mas é esperado um impulso nesta tecnologia e as fabricantes já estão apresentando as telas com resoluções em Full-HD (1080p) fazendo com que a densidade de pixels fique extremamente alta oferecendo assim imagens com maiores detalhes visuais e sem serrilhados.

Telas dobráveis

A Samsung é líder neste tipo de tecnologia e demonstrou isso na CES 2013 em seus televisões gigantes e curvilíneos.
tela-flexivel-samsung
Agora esta tecnologia estará sendo migrada para os smartphones. Há quem diga que o próprio Galaxy S4 terá embutida esta técnica em suas telas. Mas isso não ficará apenas restrito aos aparelhos da companhia já que a empresa vende suas telas Amoled para outras empresas rivais do setor, como a Apple, podendo assim licenciar para as demais este tipo de tela inovadora.
Os maiores benefícios seriam a possibilidade ampliar ainda mais o tamanho da tela em um aparelho compacto que pode ser dobrado e carregado facilmente em seu bolso.

Câmeras cada vez mais incríveis

Além de um bom sistema operacional, interatividade e aplicativos as câmeras são algo que atraem muitos usuários de celulares que querem a possibilidade de fotografar ou filmar rapidamente com um gadget pronto para disparar a qualquer momento.
E as câmeras evoluíram muito de dois anos para cá, melhorando a resolução e a capacidade para algo semelhante a uma câmera fotográfica portátil. Quem pode realmente mostrar este avanço é o Nokia 808 com a tecnologia PureView.
O smartphone vem com uma câmera que consegue capturar imagens super nítidas, de qualidade profissional parecidas com as máquinas fotográficas semiprofissionais. E ainda filma captando sons em estéreo de altíssima qualidade.
exemplos-fotos-nokia-808
É este tipo de avanço que veremos os fabricantes aplicarem nos novos modelos e que poderão fazer as câmeras fotográficas amadoras se aposentarem.

Baterias cada vez mais duráveis

Os smartphones ficando cada vez mais interativos, principalmente para aqueles que adoram a internet ou jogar jogos tem de ter uma bateria de maior duração e isso se tornou indispensável. E elas devem ficar também cada vez menores.
Um exemplo é o Motorola Droid RAZR MAXX que possui uma bateria de 1mm de espessura e com capacidade de 3300 MAh, fornecendo assim energia suficiente para manter por um dia inteiro o aparelho em navegação 4G LTE (um dos recursos que mais consomem energia atualmente nos smartphones).
bateria-fina-motorola-razr
Os processadores também estão ficando eficientes com seus cores, diminuindo o consumo de energia e também a temperatura dos smartphones em suas mãos.
Esperamos um dia chegar aos velhos e bons celulares antigos onde as baterias duravam em média uma semana.

Carregamento da bateria sem fio

Um recurso interessante e que foi lançado junto com o Nokia 920 é o carregamento via wireless da bateria.
Desde o ano passado a Samsung já oferecia também como acessório à possibilidade de carregar o Galaxy S3 usando esta tecnologia interessante, mas não vingou pois foi lançado muito depois do lançamento.
carregamento-smartphone-wireless
Este tipo de carregamento consiste em alimentar a bateria através da energia enviada via Wireless. É complexo, mas funciona. Porém o carregamento ainda é mais lento do que o padrão que é liga-lo a um carregador na tomada, mas aos poucos a tecnologia está amadurecendo e poderá ser tornar comum em todos os celulares.

Interatividade com o smartphone

O assistente de voz Siri foi bem comentado desde o seu surgimento e todos aprovaram a ideia de poder conversar com o telefone e ele buscar pelas devidas informações lhe respondendo como se fosse um assistente amigo por meio da voz.
Um dos exemplos de uso desta tecnologia é a possibilidade de solicitar informações de como seu time está no jogo atualmente, buscar contatos, saber a previsão do tempo, localizar e abrir aplicativos e muito mais.
Até mesmo naqueles momentos solitários e tediosos será possível conversar com seu telefone, onde lhe responderá com as devidas informações ou dúvidas que tiver.
Outra interatividade esperada é a capturas de gestos e movimentos faciais. Isso já está sendo esperado este ano no Samsung Galaxy S4, como a rolagem inteligente usando a captura de seus olhos.

Capacidade multitarefa

A capacidade multitarefa dos smartphones já é realidade, mas eles ainda estão muito aquém do que realmente precisamos. Por exemplo, hoje você consegue escutar uma música usando um aplicativo, colocar ele em segundo plano e em seguida abrir um programa de mensagens e começar a digitar ao mesmo tempo em que ouve a música do player.
Mas estes recursos precisam ser melhorados e um pontapé foi dado no Galaxy Note 2, onde se estiver assistindo a um vídeo e alguém lhe chamar, o vídeo diminui de tamanho e fica no mudo automaticamente. Isso também pode acontecer se abrir um aplicativo do Twitter ou internet, onde pode navegar e assistir a um vídeo ao mesmo tempo.
galaxy-s3-multitarefa
Mas melhorias estão previstas e os fabricantes estão se esforçando nisso para lançar sistemas mais inteligentes e com maior capacidade de memória e recursos para aguentar uma maior quantidade de aplicativos abertos e podendo ser utilizados ao mesmo tempo de forma inteligente em uma única tela.

Jogos no estilo Kinect

Que tal deixar os jogos mais interativos onde poderia falar ou comandar por meio da voz uma ação para que o jogo realize? Ou então deixar o celular em uma mesa e fazer movimentos para que o reconhecesse semelhante ao Kinect?
É o que promete os fabricantes de smartphones e os desenvolvedores de jogos futuramente. Veja o vídeo do Madden 2013 logo abaixo para Kinect do Xbox 360. Isso é o que está sendo pretendido e estudado para os futuros jogos de smartphones.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More