domingo, 3 de março de 2013

Playstation 4 – por quê pode dar certo, e por quê não

Playstation 4 – por quê pode dar certo, e por quê não
O grande foco da semana passada foi o anúncio do Playstation 4. Um novo console, com muito mais poder que seu antecessor, um monte de funções sociais, e um controle com um touchpad ainda suspeito. Alguns acham que é o produto do futuro. Outros não. Eu particularmente ainda estou dividido.

Por quê pode dar certo
O PS3 foi uma grande lição pra Sony. Como uma empresa com a fatia de mercado do PS2 conseguiu perder a liderança pra Microsoft? A resposta: com muitos erros.
E são esses erros que de cara a Sony quis consertar. Trabalhar diretamente com os estúdios pra garantir uma plataforma fácil de desenvolver. Aproximar-se das grandes publishers e oferecer maneiras de lucrarem com seu console. Melhorar a PSN Store e a distribuição digital em geral. Integrar o chat em voz. Tudo o que tem de errado com o PS3 será mudado.
Sem muitas bugingangas atrelada ao vídeo game, o foco do PS4 é, sem dúvida, em oferecer uma boa experiência aos seus jogadores cobrando preços justos. Nada de mensalidade pra jogar online. Preços dos jogos continuarão os mesmos (apesar da inflação do dólar desde o início dessa geração). Você não é obrigado a ficar online. Não há proteção contra jogos usados. O PS4 dá a segurança de que você não está comprando nenhuma tecnologia maluca, controversa ou desconhecida.
Eu ainda não sei o que a Microsoft vai propor em contrapartida, mas até agora o Playstation 4 parece uma compra certa pra qualquer jogador hardcore. Um público que quer comprar seus jogos AAA, sentar confortavelmente no sofá e desfrutar das suas experiências sem frescuras.

Por quê pode não dar certo
Eu acho que toda essa visão de não oferecer algo completamente novo e focar no público hardcore é interessante, mas pode acabar novamente como um erro de mercado.
Mas por quê? Porque o mercado vem contraindo nos últimos anos. Os consumidores estão enxergando menos valor em consoles e jogos AAA, e direcionando seu dinheiro cada vez mais aos tablets, smartphones e conteúdo digital mais barato. O mercado de retail (o produto físico), que representa a grande maioria do faturamento para os consoles, caiu 22% em 2012 em relação a 2011 nos Estados Unidos. Uma tendência que vem se alastrando nos últimos anos, e que não dá sinal de reviravolta.
Ou seja, se não acontecer alguma mudança no mercado dessa próxima geração, a estratégia do PS4 pode acabar dando errado. Focar no público hardcore parece uma causa nobre, mas não adianta nada se esse mesmo público continua a gastar seu dinheiro em outros lugares.
Sei que parte da estratégia da Sony é também aumentar sua distribuição digital, mas o grande faturamento ainda virá do mercado AAA. Ninguém vai comprar uma plataforma cara pra jogar produtos digitais menores (incluindo os free-to-play) se esses mesmos estão disponíveis via Steam, iOS ou mesmo no próprio PS3. E se o AAA vender cada vez menos, uma plataforma dedicada à esse setor do mercado pode acabar passando por dificuldades.

A questão
Sei que ainda existe muita incerteza nisso tudo (nem preço do console nós temos ainda) e por isso quero deixar uma pergunta pra você: se você fosse investidor, colocaria seu dinheiro no Playstation 4? O que você acha que vai acontecer com o mercado depois do lançamento desse console?
e obs. pra aqueles que estão curiosos quanto à aparência do console, meu chute é que é um retângulo preto escrito “PS4″.

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