sábado, 27 de abril de 2013

10 cadeiras que revolucionaram o design de mobiliário


Em design, uma simples peça de mobiliário pode exigir tanto trabalho quanto um ambiente inteiro. A cadeira, por exemplo, pode parecer uma peça simples e básica, mas todo mundo tem e precisa de uma. Achamos por aí de todos os tamanhos, materiais e usos possíveis.
As cadeiras a seguir foram idealizadas em décadas passadas, mas continuam atuais até hoje! São trabalhos incríveis de peças que marcaram a história do design, que falam por si só o porque de continuarem tão atuais.

1. Poltrona Eames

eames-1
O conjunto da poltrona com pufe é extremamente conhecido. Você com certeza já viu essa cadeira por aí. Os responsáveis pela peça são Charles e Ray Eames. Ela pode ser considerada popular por sua elegância, conforto e versatilidade. Fica ótima tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.

2. Cadeira Barcelona

barcelona-1
A Barcelona foi desenhada por Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich. Foi criada para o Pavilhão Alemão, na Exposição Internacional de 1929. Sua estrutura foi revista em 1950, quando foi refeita com aço inoxidável. A cadeira foi produzida nos Estados Unidos e na Europa. Dos anos 30 até os anos 50, era uma peça super exclusiva e o número de exemplares era limitado. Sua estrutura de aço faz com que seja muito fácil de integrá-la em ambientes modernos. Além de estilosa, ela é muito confortável.

3. Cadeira Eames Plywood

plywood-1
Também conhecida como Eames Lounge Chair Wood (LCW), foi originalmente desenhada por, novamente, Charles e Ray Eames. Essa cadeira que foi criada usando a tecnologia de moldar placas de madeira compensada, que Eames desenvolveu antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Simples e chique, a Eames Plywood se adapta a qualquer estilo de decoração.

4. Poltrona Risom

risom-1
Criada pelo dinamarquês Jens Risom, em 1941, essa poltrona é feita de madeira de bordo e imbuia com uma trama de algodão e nylon. Possui um desenho natural e simples, uma característica muito marcante no design escandinavo. É possível encontrarmos a Risom, no mercado, em várias cores. Seu design é versátil, assim como o material que é confeccionada, que permite usá-la tanto em ambientes internos quanto externos. Atualmente, a empresa norte-americana Knoll detém os direitos da fabricação.

5. Cadeira Butterfly

butterfly-1
Originalmente, a Butterfly foi desenhada pelo Groupo Austral, em Buenos Aires, em 1938. Depois ficou conhecida como cadeira BKF, nome vindo dos fundadores do Austral Group, Antonio Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari Hardoy. Mas a BFK foi uma atualização da cadeira Paragon, criada em 1870. Atualmente, a empresa norte-americana Knoll também tem os direitos da fabricação da peça.

6. Cadeira Wassily

wassily-1
A cadeira Wassily também é conhecida como cadeira Modelo B3. Foi criada por Marcel Breuer em 1925-1926, enquanto ele estava à frente da Bauhaus, em Dessau, Alemanha. Alguma décadas depois, a cadeira foi relançada por um fabricante italiano, Gavina, e tornou-se conhecida, então, simplesmente como Wassily. A cadeira fica linda tanto em ambientes modernos, quanto em ambientes contemporâneos.

7. Poltrona Bola

ball-1
A poltrona bola é uma peça icônica e foi desenhada pelo designer finlandês Eero Aarnio, em 1963. Sua casca é de fibra de vidro e possui um estofado muito confortável. Atualmente é fabricada pela Finlandesa Adelta. O design da poltrona não é muito convencional, principalmente na época que ela foi criada. Em qualquer ambiente que ela esteja, ela torna-se o ponto focal com seu design um tanto quanto irreverente.

8. Chaise Longue Le Corbusier

chaiseLC-1
Esta chaise insinuante foi desenhada em 1928 por Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand. Naquela época, usar aço tubular no mobiliário era uma inovação. Esse detalhe e o design elegante fizeram a chaise uma cadeira muito popular. Ela é muito confortável e se mantém, até hoje, uma peça icônica, graças a sua elegância e beleza atemporal.

9. Poltrona Swan

swan-1
A poltrona Swan foi desenhada por Arne Jacobsen, em 1958, para o Radisson SAS Royal Hotel em Copenhagen. Hoje, ela é fabricada pela empresa dinamarquesa Republic of Fritz Hansen. Está disponível em muitas cores e materiais, mas sua base sempre é de alumínio polido. Seu design serve para qualquer ambiente.

10. Poltrona LC2

LC-1
Também desenhada por Le Corbusier, Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand, essa poltrona foi uma das primeiras expressões do que seria o design do mobiliário moderno. Seu design simplista, suas linhas clean e conforto fazem dessa peça uma das poltronas mais utilizadas pelos designers de interiores no mundo todo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More