quarta-feira, 29 de maio de 2013

10 livros indispensáveis para um Administrador



Os livros que são indispensáveis para um Administrador, confesso que além dos óbvios e conhecidos pela grande maioria dos estudantes e profissionais da área também fiquei surpreso com alguns livros indicados e que vou adicionar a minha lista de leitura. Veja os livros indicados:

A Bíblia



"Independente de qualquer religião a ética e a moral devem ser a marca de quem é líder. Afinal, um bom gestor, antes de tudo, deveria ser um bom exemplo, alguém que inspira e motiva seus liderados ao progresso e ao mútuo respeito, onde todos podem aproveitar seus talentos e capacidades para o bem comum. A bíblia está cheia de bons exemplos sobre liderança, ética e moral." Júlio César Zanluca

Veja aqui alguns exemplos:

Honestidade e integridade, sem as quais, a liderança é destrutiva e perniciosa – Lc 16.10-12, Mt 24.45-51, Pv 22.1
Trate os que estão sob sua liderança como gostaria de ser tratado – Lc 6.31
Planejar é parte das atividades exigidas de um líder – Lc 14.28-30
Gestão implica em zelo profissional – Pv 22.29, Pv 24.3 e 24.30-34, Ec 9.10
Utilize-se de boas práticas, e da ética – Pv. 28.10
Um bom gestor é alguém que ganha a confiança dos liderados – Pv 28.12
Bajulação não é técnica de administração – Pv 28.23
Emotividade exposta pode indicar problemas de liderança – Pv 29.11
Orgulho é um mau hábito de quem lidera – Pv 29.23
Nunca humilhe alguém em público – Pv 30.10
Tratar a todos com justiça e equidade – Cl 4.1
Abandone práticas arcaicas e incorretas – Pv 4.13-15
Preguiça e negligência são a certeza do insucesso - Mt 25.14-30 - Parábola dos Talentos
Não tente fazer tudo sozinho – delegue tarefas! Ex 18.14-26
Um verdadeiro líder deve servir, e não procurar servir-se dos seus liderados – Mc 10.42-45
Aconselhar-se, quando o assunto é complexo, e ouvir opiniões, não é sinal de fraqueza ou incapacidade, mas de sabedoria – Pv. 15.22. 



O monge e o executivo


Sinopse: 

The Servant (no Brasil O Monge e o Executivo; em Portugal Servir para Liderar), é um livro escrito por James C. Hunter sobre a essência da liderança, algumas vezes pelo autor reportada como "liderança servidora ou a verdadeira liderança" — uma concepção de liderança que se tem popularizado recentemente em empresas e organizações, embora, segundo o relato, exista desde tempos remotos.


A arte da guerra



Sinopse:
A Arte da Guerra (chinês tradicional孫子兵法chinês simplificado孙子兵法pinyin: Sūn​zǐ​ Bīng​ Fǎ) é atribuída a Sun Tzu. Representa uma filosofia de guerra para gerir conflitos e vencer batalhas. É aceite como obra-prima em estratégia e frequentemente citada e referida por teóricos e generais, desde que foi publicada, traduzida e distribuída por todo o mundo.

"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização."
Sun Tzu disse:


"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização. Controlar muitos ou poucos é uma mesma e única coisa. É apenas uma questão de formação e sinalizações".




O segredo de Luísa



Sinopse:

Uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: Como nasce o empreendedor e se cria uma empresa.

“Quando o objetivo do estudo não é o conhecimento, mas a mudança de atitudes e comportamentos, o desafio é muitas vezes maior. Costuma-se dizer que é relativamente fácil levar o aluno ao domínio de muitos conteúdos. Mas fazer com que sinta o mundo de forma diferente e reaja a ele com atos e comportamentos diferentes é a tarefa mais difícil da educação. De fato, parece haver consenso entre os entendidos de que a tarefa está quase sempre acima das forças da escola.”


A estratégia do oceano azul



Sinopse:

   Para se desvencilhar dos oceanos vermelhos, as empresas devem romper as fronteiras vigentes que definem as formas de competição. Em vez de olhar para dentro das áreas delimitadas pelas fronteiras, os gerentes devem, de forma sistemática, perscrutar além desses limites estabelecidos, em busca de oceanos azuis. Para tanto, precisam observar as indústrias alternativas, outros grupos estratégicos, diferentes grupos de adquirentes, ofertas de produtos e serviços complementares, distintos apelos funcionais e emocionais do setor e inclusive o transcurso do tempo. Isso proporciona às empresas alguns insights profundos sobre como estabelecer oceanos azuis. Vejamos como avaliar cada uma dessas fronteiras.


A menina do vale


Sinopse:
“A história dessa menina de apenas 24 anos é um desses roteiros de Hollywood que está acontecendo agora, bem diante de nossos olhos. É uma história muito inspiradora que nos mostra o quanto está em nossas mãos o poder de mudarmos o nosso destino por meio de escolhas que fazemos diariamente, por meio de nosso entusiasmo e por acreditarmos e lutarmos pelo improvável, ainda que muitos nos desencorajem dizendo que é um sonho grande demais para ser sonhado.
(…)
Atrajetória dela é muito rica, mas sem nunca deixar simplicidade de lado. É arrojada e repleta de conquistas em um curto espaço de tempo. A sua inteligência e carisma, conhecimento técnico e habilidade nas relações interpessoais, coragem que transborda em seu olhar de menina, bem como seus feitos, sem nunca perder a humildade, fizeram dela um perfil raro e desejado por grandes corporações e investidores.
(…)
O que posso concluir é que este livro tem o objetivo de lhe dizer: “você também é capaz! acredite e trabalhe pelos seus projetos! você pode mudar o seu destino”.
A história de Bel não é uma ficção. É uma história real que pode inspirá-lo a protagonizar o seu próprio roteiro. Suas experiências no vale do Silício aqui descritas, poderão servir de matéria-prima para a construção de ideias a fim de lhe encorajar a seguir adiante com garra, acreditando ainda mais em seu futuro. “
Palavras de Flávio Augusto – Presidente do ometz Group e Criador do Geração de valor


A meta




Sinopse:

O livro “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização.


Quem mexeu no meu queijo



Sinopse:

Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original em inglês) é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem eHaw. O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida e pode acabar se identificando com um dos personagens.


Pai rico, pai pobre


Sinopse:

Pai Rico, Pai Pobre é o primeiro best-seller de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Ele advoga a busca pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. O elemento mais central reiterado por Kiyosaki e Lechter é a defesa da tese de se possuir o sistema ou os meios de produção, ao invés de ser um empregado de alguém.

A vantagem competitiva das nações



Sinopse:


Porter é a maior autoridade mundial em vantagem competitiva. Neste livro descreve como é possível impulsionar toda economia de um país com empresas competitivas. As respostas encontradas por Porter são ricas tanto para as empresas como para os governos. Um livro indispensável para todas as futuras discussões sobre competição global.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More