quinta-feira, 23 de maio de 2013

10 objetos deixados pelo homem na Lua


Os seres humanos tem uma compulsão quase irresistível de poluir os lugares que conquistam. A Lua não é exceção. A quantidade de objetos feitos pelo homem  repousando sobre a superfície da Lua é enorme. Cinco agências espaciais diferentes já deixaram resquícios da  civilização humana por lá. Essa lista mostrará 10 desses itens que foram largados no nosso satélite.


1 – O retrato de família do astronauta  Charles Duke

familia duke
Em abril de 1972, os astronautas da Apollo 16 bateram o recorde de permanência na superfície da lua,  até aquela data. Charles Duke e John Young fizeram três saídas durante as quase 72 horas em que o módulo lunar esteve na superfície da Lua. Sua marca seria superada por três horas na Missão  Apollo 17, marca ainda em vigência.

Durante uma das saídas da missão, Duke deixou na superfície a foto de sua família, protegida por um plástico. Na parte de trás da fotografia  lê-se a mensagem: "Esta é a família do astronauta Duque, do Planeta Terra. Alunizada em abril de 1972", acompanhada pelas assinaturas dos quatro membros da família.

2 – As bolas de golfe de Allan Shepard

shepard

O comandante da Apollo 14 , Alan B. Shepard Jr. , foi o primeiro americano a voar no espaço e o quinto a pisar na lua. Em 05 de fevereiro de 1971, Shepard colocou os pés na superfície lunar, proferindo uma frase que, embora seja menos lembrada do que a de Neil Armstrong, também entrou para a história: "Foi uma longa jornada, mas aqui estamos nós".

Para a história também entrou outro fato da Missão Apollo 14. Shepard se tornou o primeiro homem a jogar golfe na lua. Com um taco especialmente preparado para que ele pudesse usá-lo com luvas grossas, Shepard tacou uma bola, que nas palavras do astronauta, viajou por milhas e milhas de distância. [ Assista ao vídeo ]

3 – O Astronauta Caído

El astronauta caído

O Astronauta Caído ( Fallen Astronaut ) é uma pequena escultura em alumínio de um astronauta em traje espacial. A obra é do belga Paul Van Hoeydonck que conheceu o astronauta David Scott em um jantar. Scott pediu ao artista que criasse uma pequena estatueta para homenagear seus companheiros falecidos.

Em 1971, a estatueta foi deixada na Lua pela tripulação da Apollo 15 junto com uma placa com os nomes, por ordem alfabética, dos oito astronautas e cosmonautas que morreram em seis missões espaciais ou durante os treinamentos. É a única obra de arte feita a fim de permanecer na lua.

4 – Cinco retrorrefletores


Apollo_11_Lunar_Laser_Ranging_Experiment
Um retrorrefletor é um instrumento ótico, que tem a propriedade de refletir a luz, independentemente do seu ângulo de incidência, de volta para a fonte. Entre 1969 e 1971, como parte do experimento LR-3, os astronautas da Apollo 11, 14 e 15 deixaram retrorrefletores na lua. O objetivo era medir com precisão a distância entre a Lua e a Terra num determinado momento. O experimento continua ativo.
O retrorrefletor da Apollo 15 é três vezes maior do que os outros dois das missões anteriores, de modo que foi usado em 75% das medições feitas nos primeiros 25 anos da experiência.

Mas estes não são os únicos retrorrefletores na lua. As missões soviéticas não-tripuladas, Lunokhod 1 e 2, também deixaram esses instrumentos em solo lunar. Infelizmente, a localização do veículo da Lunokhod 1 foi perdida em 1971 e não recuperada até 2010, de modo que não foi possível detectar qualquer sinal de retorno, durante esse tempo.

5 – Seis bandeiras americanas


bandera_na_lua
A imagem de um astronauta fincando uma bandeira americana na superfície lunar tornou-se um símbolo na história da corrida espacial. O que você talvez não saiba é que isto foi feito seis vezes em seis missões Apollo diferentes. Se elas ainda estavam de pé, permaneceu sem resposta por um bom tempo.

Imagens recentes, captadas pela sonda da NASA: Lunar Reconnaissance Orbiter, mostraram, que, com exceção da deixada pala Apollo 11, as bandeiras continuam em pé, só não estão tremulando ao vento, devido a ausência de atmosfera.



6 – Três veículos lunares da NASA

640px-Apollo15LunarRover
As três últimas missões Apollo foram as mais valiosas do ponto de vista científico, graças principalmente aos LRV ou Lunar Roving Vehicles ( Lunar Rover ), que permitiram aos astronautas percorrer distâncias notáveis. Os pioneiros da Apollo  11 e 12, no entanto, tiveram que fazer suas AEV ( atividades extra-veiculares ) a pé; Shepard e Mitchell, da Apollo 14, transportaram o equipamento em um carrinho elétrico chamado Transportador de Equipamento Modular.

A concepção do Lunar Rover é excepcional, mas também uma das mais caras. Em outubro de 1969, a Marshall Space Flight Center assinou um contrato de 19 milhões dólares com a Boeing para o desenvolvimento e entrega de quatro veículos, porém, para a Lua só foram três. Eles voaram na Apollo 15, 16 e 17 (julho de 1971, abril de 1972 e dezembro 1972).

A velocidade máxima desses veículos era de 14 Km/h, entretanto, os astronautas Young e Duke da Apollo 16, estabeleceram um recorde de velocidade lunar chegando a 17 km/h em seu Rover, ao descerem uma encosta em seu regresso para o módulo lunar. [ Assista ao vídeo ]

7 - Dois veículos robóticos Lunokhod

Lunokhod1
Dois  veículos soviéticos:  Lunokhod 1 e Lunokhod 2, também descansam na Lua desde o final de suas missões, em 1971 e 1973, respectivamente. Em 10 de novembro de 1970, a partir do Cosmódromo de Baikonur, foi lançado o foguete Proton-K, que levava a nave Lunik 17 com o Lunokhod 1 a bordo. O Lunokhod 1, assim, tornou-se  o primeiro veículo lunar da história . Sua missão era estudar as propriedades do solo lunar e analisar a radiação cósmica na Lua, ele foi projetado para explorar o satélite, enviando imagens e dados para a Terra.

Estes veículos têm sido, até agora, os únicos dois laboratórios móveis automáticos a explorar a Lua por controle remoto. Na verdade, até 1997, quando foi enviada  missão Mars Pathfinder a Marte, nenhum outro veículo remoto havia sido colocado fora do nosso planeta.

Apesar de permanecer na Lua, em 1993, o veículo robótico foi leiloado na Sotheby e vendido por 68.500 dólares. Seu proprietário, provavelmente não imaginava que o Lunokhod 1, ou pelo menos parte dele, ainda funcionava .

O Lunokhod 2, um veículo profundamente remodelado e melhorado em relação ao seu antecessor, pousou na Lua em 15 de janeiro de 1973, a bordo da nave Lunik 21. Um terceiro veículo da série, o  Lunokhod 3, foi planejado, projetado e construído, contudo, nunca foi enviado para a lua.

8 – A insígnia de prata do astronauta Alan Bean


CandidatePin
Alan Bean  também deixou uma lembrancinha  na a lua: sua insígnia de prata da NASA. O distintivo indica que o astronauta  completou  sua formação, contudo, ainda não viajou para o espaço. Quando o astronauta vai  para o espaço, ele recebe então, a insígnia de ouro. Bean, por seis anos, carregava a de prata. Na sua primeira missão ao espaço, ciente que receberia a medalha de ouro no retorno, levou a de prata  e a jogou em uma cratera da Lua. Quando questionado pelo seu ato, respondeu: "Havia um lugar melhor para deixá-la do que na lua?"

9 – Cinco S-IVB


APS4B4
Este é o maior objeto deixado por nós na Lua. Não apenas um, mas cinco S-IVB estão na superfície lunar, eles correspondem às Missões  Apollo 13, 14,  15, 16 e 17. Para a nave espacial Apollo chegar ao seu destino, foi necessário construir o foguete Saturno V, o maior já construído pela NASA.

O foguete media 110 metros de altura e 10 metros de diâmetro, pesava quase 3 mil toneladas na decolagem e era composto de três estágios: S-CI, S-CII e S-IVB. O último estágio era ativado para levar a nave espacial Apollo para fora da órbita da Terra e colocá-la na direção da Lua.

10  - Seis módulos lunares


orion_lg
módulo lunar era um veículo  projetado para o pouso na Lua durante o programa Apollo. Era formado por dois módulos bem distintos: o módulo de descida ( como visto na imagem acima ) e o módulo  de subida. Os dois módulos atuavam como uma astronave individual, embora estivessem interligados até o momento dos astronautas regressarem para casa. Seis módulos de descida descansam na superfície da Lua e outros seis de subida também jazem no nosso satélite.

Se você estiver interessado, poderá ver uma lista mais extensa de objetos deixados na Lua  na Wikipédia em Português , e outra mais detalhada em Inglês .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More