quarta-feira, 8 de maio de 2013

Carros usados: dicas e cuidados para fazer uma boa compra


Comprar um carro, sem dúvida, é uma decisão que sempre causa um bom impacto financeiro. Por isso, é importante tomar alguns cuidados na hora da compra para que alguns erros não tragam prejuízos. Veja a seguir algumas dicas para a hora da compra de carros usados.

Carros usados: dicas e cuidados

01.  Não pense apenas no valor da parcela do carro e sim no custo total. Saiba que além das prestações mensais, você não vai escapar de outras despesas, tais como, consumo de combustível, IPVA, seguro obrigatório DPVAT, seguro particular, licenciamento, manutenção. Quando escolher o carro que pretende, faça a soma de tudo e veja se tudo está dentro do orçamento previsto.
02.  Nunca ignore o motivo pelo qual você está vendendo o seu carro e adquirindo outro seminovo. Se for para transportar cargas, precisa ser um carro com motor mais potente. Se for para viagens e passeios, precisa ser um carro confortável. E se sua família for grande, precisa ser um carro grande o suficiente para acomodar a todos, sem comprometer partes do veículo como a suspensão e os amortecedores.
03.  Lojas de carros usados costumam oferecer muitas promoções na tentativa de atrair clientes. Cuidado para não ser fisgado por uma dessas promoções que não vantajosa. Lembre-se que o alvo principal da sua compra é o carro e não a promoção dessa ou daquela concessionária. Tenha em mente que você vai ficar com o carro vários anos e os custos do veículo o acompanham durante todo o período que estiver em seu poder. Então, se a loja estiver oferecendo qualquer tipo de vantagem, deve ser apenas um benefício a mais.
04.  Contabilize o custo total do financiamento. É importante fazer simulações para evitar erros e possíveis arrependimentos por não poder saldar as parcelas. Faça comparações entre financiamentos de diversos bancos. A diferença pode compensar o trabalho.
gastando-pouco-carros-usados05. Não dispense o test drive. Muitos compradores deixam escapar este tipo de detalhe que no dia a dia faz uma enorme diferença. Ao rodar poucos quilômetros, provavelmente só será possível notar os pontos positivos, principalmente porque o vendedor não deixará você pensar muito, ressaltando a toda hora as qualidades, mas esconderá os defeitos do automóvel escolhido. Assim, tente fazer um test drive mais longo do que o normalmente feito. Se possível, peça para ficar uns dias com o carro.
06. Sendo carros usados ou carros novos, compre a versão completa ou pelo menos, com os acessórios que julgar indispensáveis para o seu conforto. Comprar a versão básica com a intenção de gastar dinheiro com acessórios posteriormente, nunca é vantajoso. É melhor comprar o carro que já está com os acessórios de fábrica. Isso sem contar que proprietários de carros usados básicos têm mais dificuldades de achar compradores na hora da revenda, sendo obrigados muitas vezes a baixar o preço.
07. Não pague pelo excesso de acessórios, pois na hora de passar o carro adiante, ninguém vai querer desembolsar o valor referente a isso. Adquira carros só com os acessórios essenciais para seu conforto, como vidros elétricos, travas, direção e ar condicionado. Qualquer detalhe a mais é exagero e geralmente não tem retorno.
08. Não venda o seu carro atual por um valor muito baixo. Tenha paciência na hora de vender o veículo. Ao negociar o seu carro diretamente com as concessionárias, normalmente vão querem pagar um preço muito baixo no seu, com um aparente desconto maravilhoso no que estão vendendo. Isso não acontece de verdade. Não adianta um bom desconto no que você está adquirindo, se estão pagando quase a metade do que o seu vale. Tente negociar um preço melhor, não esquecendo a opção de vender para particulares, através de anúncios classificados ou em feiras de carros usados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More